O sétimo dia do Setenário de Nossa Senhora da Soledade, concluiu a penúltima noite de celebração desta Romaria 2024, refletida sobre o tema: a quinta dor de Nossa Senhora – o Bom Jesus é sepultado.
A pregação foi presidida pelo PE. Marlos Aurelio da Silva, CSsR, Superior Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida. Ainda, ao final da solenidade, os presentes e telespectadores que acompanhavam pela TV Bom Jesus e Radio Bom Jesus FM, puderam assistir a um Show Mariano com a Irmã Greice Maria.
Exemplo de resignação e fé demonstrado por Maria, reflete neste sétimo dia do Setenário de Nossa Senhora da Soledade
Nesta sétima dor de Maria, contemplada neste último sábado (14), na Capital Baiana da Fé, demonstrou a força e coragem de Nossa Senhora, ao ver o filho ser sepultado. No ato inicial, o comentarista, PE. Anderson Trevenzoli, CSsR afirmou: “esta sétima espada de dor, transpassou o coração da Mãe da Soledade, quando ela viu o corpo do seu filho, Jesus, sendo depositado num sepulcro emprestado”.
Em seguida, reiterou as palavras de Santo Afonso Maria de Ligório, Fundador da Congregação Redentorista: um devoto de Maria, nunca se perde.
Os presentes e telespectadores puderam meditar sobre as reflexões e leituras bíblicas iniciais, enquanto acompanhavam a procissão de entrada com a música temática da Romaria 2024.
Após acolhida do PE. Roque Silva, Reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, o oferecimento das flores à Virgem Maria, referente ao, SIM, da Salvação e amor maternal, ficou por conta da delegação da Universidade Estadual da Bahia, UNEB.
O pregador do Sétimo dia do Setenário, padre Marlos Aurelio, em ato de súplica e intercessão à Nossa Senhora, recitou a oração da Co-Padroeira da Igreja de Pedra e luz, acompanhado da devoção dos fiéis presentes na Esplanada.
O grupo de teatro, mais uma vez, apresentou um quadro vivo, encenando A Virgem Maria, acompanhando seu filho, Jesus, até o sepulcro.
A homilia refletiu sobre a missão da Mãe da Soledade diante do sofrimento e desafios da vida de Jesus
Em suas palavras, o pregador da noite, Marlos Aurelio, firmou: poderíamos dizer que a vida humana se caracteriza por esta aventura. Todos nós temos os nossos momentos de alegria, a vida em família, as conquistas. Porém, mais cedo ou mais tarde, todos nós nos deparamos também com as provações, a dor, a ausência, a perda, a morte.
Isto caracteriza a vida humana. A arte de viver passa por estas estações. Ninguém de nós está isento desta experiência. Porém, quando olhamos para vida de jesus, nós conseguimos entender, que isso só é possível acontecer para Ele, para Nossa Senhora, para cada um de nós, porque existimos como pessoa.
Por isso mesmo, aprendemos de Paulo, que chegada a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu filho, nascido de uma mulher, é a encarnação, do verbo da palavra de Deus no meio de Nós. Jesus que assume, integralmente, inteiramente a vida humana.
Ele, que sendo Deus, quis participar por fidelidade pela missão que o Pai lhe confiou, da nossa vida, do nosso destino. Por isso, Nossa Senhora se associa, muito de perto, a vida do seu filho, acolhendo-o no seu seio, cuidando da vida. Mas se tornando sobre tudo, seguidora, participante da sua missão.” Concluiu.
Terminada a celebração da última noite do Setenário da Mãe da Soledade, os presentes puderam apreciar o Show Mariano da Irmã Greice Maria, um momento de evangelização e louvor a todos os participantes ali presentes.
A Festa Oficial de Nossa Senhora da Soledade 2024, acontecerá neste domingo (15). A programação inicia-se às 05h, com alvorada festiva pelas ruas da cidade, seguida da Santa Missa na Esplanada, às 07h.
Procissão acontecerá às 17h, com a imagem da homenageada, saindo da Catedral. Por fim, às 19h, Show da Irmã Greice Maria, mais uma vez, na Esplanada do Santuário de Pedra e Luz.