Conheça a Gruta do Bom Jesus da Lapa

Venha conhecer a Gruta do Bom Jesus da Lapa, dedicada especialmente ao Padroeiro da Capital baiana da Fé.

Conheça a Gruta do Bom Jesus da Lapa, a principal entre as diversas cavernas sagradas que formam o Santuário do Bom Jesus da Lapa. Ela foi descoberta em 1691, com a chegada de Francisco de Mendonça Mar, o padre Francisco da Soledade, que iniciou a devoção no local. O espaço é composto por várias imagens, detalhes únicos e uma beleza natural que oferece uma verdadeira experiência de fé. Além disso, dá acesso às demais grutas internas.

O principal atrativo da Gruta do Bom Jesus, certamente é o altar dedicado ao titular, o Redentor. Aos pés d’Ele, os peregrinos fazem suas preces e agradecimentos, além de cumprir promessas (votos).

Gruta Bom jesus da lapa celebracao 1 1
Conheça a Gruta do Bom Jesus da Lapa, a Igreja de Pedra e de Luz.

Conheça a Gruta do Bom Jesus da Lapa, descoberta por Francisco de Mendonça Mar

Francisco de Mendonça Mar chegou à Gruta de pedra no ano de 1691. No espaço localizado à margem direita do rio São Francisco, decidiu se abrigar e viver uma vida de solidão e oração. Para isso, trouxe consigo uma imagem de Nossa Senhora da Soledade – título muito conhecido em Portugal, seu país de origem, e um crucifixo do Bom Jesus.

Logo que chegou da longa viagem a pé, vindo de Salvador, fez um alto dedicado ao Bom Jesus e à Soledade. Segundo os registros históricos, a forma de vida de Francisco atraiu os viajantes e os poucos moradores das redondezas, que começaram a visitar a Gruta em busca de oração e cuidado. E assim, as notícias sobre o local de peregrinação se espalharam, chegando aos ouvidos do Arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro da Vide.

Assim, no ano de 1702, o Arcebispo enviou um visitador para que averiguasse as informações. Este, por sua vez, testemunhou a vida exemplar que “o monge”, como Francisco era conhecido, vivia. Ele levou a Dom Sebastião o parecer favorável à devoção ao Cristo Crucificado que acontecia na Gruta de pedra, bem como o número de pessoas que passavam. De igual modo, informou sobre as celebrações da Santa Missa realizadas pelos padres que passavam pelo local.

O Visitador Geral, também, erigiu dentro do espaço uma capela dedicada ao Senhor Bom Jesus da Lapa (se referindo à gruta de pedra), e à Nossa Senhora da Soledade. Leia mais sobre Francisco da Soledade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =

Santuário do Bom Jesus da Lapa -

Festa do Bom Jesus

Santuário do Bom Jesus da Lapa - CAPA FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Festa de Nossa Senhora Aparecida

Santuário do Bom Jesus da Lapa - ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

Festa Nossa Senhora da Soledade

Santuário do Bom Jesus da Lapa - 06

Romaria da Terra e das Águas

plugins premium WordPress