[views count="1" print="0"]

Santuário do Bom Jesus da Lapa celebra 108 anos da festa da Imaculada Conceição

Facebook
WhatsApp

Nesta sexta-feira (8), o Santuário do Bom Jesus da Lapa celebrou, juntamente com toda a Igreja, a Festa da Imaculada Conceição. O dia começou com uma alvorada pelas ruas, às 5h da manhã, seguido por um café compartilhado. Logo após, às 9h, aconteceu a Santa Missa Solene, na Gruta de Nossa Senhora da Soledade. 

O encerramento aconteceu às 19h, com uma celebração presidida pelo administrador do Santuário, padre Cristóvão Przychocki. Antes disso, os devotos acompanharam o andor pelas ruas centrais, em procissão.

whatsapp image 2023 12 08 at 20.35.54 2 1
Santuário do Bom Jesus da Lapa celebra 108 anos da festa da Imaculada Conceição 1

Foram nove dias de novenário em preparação para a festividade, que neste ano teve como tema “Bem-aventurada Maria, Vocacionada do Pai, Mãe de Jesus”. Diversas pastorais e movimentos participaram das celebrações, com apresentações do grupo teatral do Santuário e doações de alimentos não perecíveis, feitas pelos convidados de cada noite. 

Origem da Festa

A festa da Imaculada Conceição foi inserida no calendário litúrgico desde o século XV, pelo Papa Sisto IV. No entanto, o Dogma que afirma que a Virgem Maria foi concebida sem pecado, ou seja, Imaculada, foi proclamado apenas no século XIX, pelo Papa Pio IX. Por meio da Bula Ineffabilis Deus, ficou definida como uma verdade de fé, a ausência de pecado na Virgem Maria.

whatsapp image 2023 12 08 at 20.35.53 2 1
Santuário do Bom Jesus da Lapa celebra 108 anos da festa da Imaculada Conceição 2

No Santuário do Bom Jesus da Lapa, os festejos começaram no ano de 1915, sob iniciativa de famílias tradicionais e com forte participação popular. Por isso, no ano de 1918, foi criada a Filarmônica Euterpe Lapense, formada por jovens e crianças e que homenageia Nossa Senhora todos os anos.

whatsapp image 2023 12 08 at 20.35.54 1 1
Santuário do Bom Jesus da Lapa celebra 108 anos da festa da Imaculada Conceição 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =

plugins premium WordPress