O terceiro dia de Novena do Bom Jesus da Lapa 2024 contou com o subtema “o Poder e o Valor da Oração” (MT 7,7-12), presidida pelo bispo da diocese de Irecê-BA, Dom Antônio Ederaldo Santana, que participa pela primeira vez das romarias na Capital Baiana de Fé.
As celebrações do Novenário vão até o dia 05, data que antecede a Festa do padroeiro Bom Jesus, no dia 06 de agosto. As transmissões estão sendo exibidas pela TV Bom Jesus, TV Pai Eterno, TV Aparecida e Rádio Bom Jesus FM.
Entronização da imagem peregrina do Bom Jesus no terceira dia de novena contou com a delegação da Escola Municipal Paulo Freire
A imagem peregrina do Senhor Bom Jesus da Lapa no terceiro dia de novena foi conduzida pela delegação da Escola Municipal Paulo Freire. Os olhares se voltaram para a porta de entrada da Igreja de Pedra e Luz, com a entronização da imagem milagrosa do Bom Jesus.
Dom Antônio Ederaldo refletiu sobre o poder da oração
Na pregação, o bispo ressaltou a importância da intimidade com o Bom Jesus através do poder da oração. “Deus hoje, nesse encontro nosso, meu e de vocês, Deus vem nos abençoar, Deus vem nos iluminar, porque nós rezamos muito ou pouco, mas Deus acolhe o nosso pouquinho, que aqui trouxemos para o Bom Jesus da Lapa.
Trouxemos a nossa pequenez, nosso coração, o nosso cansaço, a nossa fadiga, a nossa família cheia de dificuldade, cheia de problema.” Disse ele. Ainda na homilia, o regente da noite concluiu. “O segredo da oração é treinar a cada dia, para que entremos nessa intimidade com Deus”, concluiu.
Testemunho da “carta dos romeiros” na terceira noite do novenário
“Eu era uma pessoa que vivia em estado de calamidade, era alcoólatra, vivia machucando minha mãe e minha família. Mas no ano de 2009, quando minha mãe se preparada para partir em romaria, eu disse a ela: minha mãe me leva pelo amor de Deus. Eu preciso pedir ao Bom Jesus e a minha mãe da Soledade que me tire dessa vida. Ela disse: meu filho, eu não tenho dinheiro. Eu insistia dizendo: mas minha mãe, eu preciso ir. Eu sei que o Bom Jesus tem um propósito para minha vida.
Ele é tão misericordioso, que ela saiu pra rua, que quando voltou, falou: eu já comprei sua passagem. Foi então que eu ajoelhei diante do Bom Jesus e da mãe da Soledade e pedi: me tire dessa vida, eu não nasci para ser essa pessoa, eu nasci para servir ao Senhor e a Senhora.
Minhas preces foram ouvidas, já se passaram 15 anos desde aquele dia. Hoje, eu sou casado, tenho filhos gêmeos, sou homem que tem todos os sacramentos, ministro da eucaristia, e coordenador do terço dos homens na minha diocese. Muito obrigado meu Bom Jesus da Lapa. Romeiro de Xique-Xique Bahia.”
Após o final da celebração da terceira noite de novena, em entrevista a TV Bom Jesus, o bispo de Irecê-BA, Dom Antônio Ederaldo, pontuou a sensação de participar presencialmente da romaria do Bom Jesus da Lapa 2024.
“Aqui tem uma coisa diferente como eu ouvia de muitos que vinham aqui, diziam, lá é diferente. E o diferente não é que onde nós estamos, nós não tenhamos. É que aqui quem vem, renova sua fé e a sua comunhão com o Bom Jesus.” Disse uma de suas falas.