Romaria do Bom Jesus: Confira a expectativa e organização para este domingo

“Nós estamos em 40 pessoas e só vamos poder esperar a procissão chegar aqui na Esplanada. Quando o Bom Jesus chegar, aí a gente vai embora, mas com muita, muita saudade mesmo. E a gente vai embora rezando, a gente reza muito até chegar em casa.”

Romeiros aguardam a celebração festiva neste domingo

O dia mais esperado pelos fiéis romeiros e lapenses se aproxima. Todos os anos, em seis de agosto, uma multidão se mistura e colore a praça da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa e as ruas da cidade. Em cada janela de casa ou hotel, tem gente observando a procissão que vai às ruas, além das pessoas que fazem questão de participar da Santa Missa festiva, acompanhar o andor e se despedir da maior romaria da Capital Baiana da Fé, na celebração de encerramento.

“Uma emoção que não sei nem se vou conseguir dormir direito, esperando o momento da procissão, daquele último dia pra gente, porque dia sete a gente viaja. Então, é uma emoção inigualável, conta a romeira Marinalva Carvalho, de Ilhéus – BA.

Dona Leonarda, de Campo Formoso, também está na expectativa para ver o andor do Bom Jesus. Ela vem para a festa há mais de 20 anos e tem muitos milagres a agradecer. “Eu tinha um menino que quase morre com uma tosse, e eu vim para cá no dia da festa do Bom Jesus e pedi a Ele e Ele me valeu. Meu filho melhorou da tosse.” Ela ainda fala da saudade que fica quando volta para a casa. “Nós estamos em 40 pessoas e só vamos poder esperar a procissão chegar aqui na Esplanada. Quando o Bom Jesus chegar, aí a gente vai embora, mas com muita, muita saudade mesmo. E a gente vai embora rezando, a gente reza muito até chegar em casa, afirma.”

img 3582
Dona Leonarda é romeira há mais de 20 anos.

A Santa Missa Festiva

O dia seis começa com a alvorada pelas ruas da cidade, às 5 horas da manhã. O anúncio no carro de som, o barulho dos fogos de artifício e a carreata, anunciam que é dia da maior festividade de Bom Jesus da Lapa.

Antes das seis da manhã, os romeiros e lapenses começam a chegar à Esplanada, onde se celebra a solenidade às 7h. A data que marca a Transfiguração do Bom Jesus permite que os fiéis vejam, por meio da fé, o resplendor do padroeiro da Igreja de Pedra e Luz.

Presidida por Dom João Santos Cardoso, administrador diocesano, a celebração é transmitida pela TV e Rádio Bom Jesus e recebe, além da multidão, religiosos de diversas partes do Brasil. Alguns deles, vindos dos Santuários de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e do Divino Pai Eterno, em Goiás.

Após as nove noites de novena preparatória, o momento especial reflete, à luz do Evangelho, a importância do tema escolhido para este ano: “Bom Jesus, o Pão da Vida, Vocação e Fraternidade.”

A procissão e o andor

Neste ano, o tema do andor será “Bom Jesus, o Príncipe da Paz”, e é a partir dele que a equipe responsável pela confecção cria a ornamentação. A montagem teve início antes do tríduo festivo, de acordo com a pastoral do Santuário.

A procissão do Bom Jesus se inicia na Catedral Nossa Senhora do Carmo, às 16h, e segue pela Avenida Agenor Magalhães, passando pela rua Santa Luzia e Praça do Cruzeiro. A multidão continua o louvor e orações pela Avenida Duque de Caxias, rotatória do Banco do Brasil, até chegar à praça do Largo da Esplanada, onde o andor é levado ao altar.

Ao longo do trajeto, a Polícia Militar, Bombeiros Militar, Guarda Municipal, SAMU e outros orgãos dão apoio na organização. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública utiliza Câmera de Reconhecimento facial de criminosos procurados pela justiça, assim como o monitoramento áereo.

Uma novidade em relação à procissão, é que o cortejo será animado por um coral de músicos da diocese de Bom Jesus da Lapa, trazendo ainda mais alegria aos devotos, com cânticos tradicionais na romaria.

Organização do trânsito

Diante da quantidade de pessoas esperada no percurso da procissão, cerca de 300 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, o trânsito é modificado desde às 5 horas da manhã de domingo e os carros de passeio, a partir das 7 horas. Segundo a Polícia, a partir deste horário não será permitida a circulação de ônibus no circuito. Além disso, a saída dos ônibus de visitantes que costumam sair da cidade no dia em que a romaria é finalizada,  tem a organização da PM, com o apoio da Guarda Municipal.

img 3728
Chefes de romarias e proprietários de estacionamento participam de reunião com a PM

O encerramento

Após a chegada do andor e da Imagem Gloriosa ao presbitério da Esplanada, a celebração de encerramento acontece às 17h30, transmitida pelas TV’s Bom Jesus, Aparecida e Pai Eterno, e Rádio Bom Jesus FM. Ela é marcada pela emoção dos romeiros e pela gratidão por concluir mais um ano de festividade. Tradicionalmente, às 22 horas acontece a Missa e bênçao de despedida para aqueles que irão retornar às suas cidades, deixando a expectativa para a festa dos 333 anos, em 2024.