A romaria de Nossa Senhora da Soledade começa no domingo (8), marcando o início da segunda maior festividade no Santuário do Bom Jesus da Lapa. O reitor do Santuário, padre Roque Silva, destacou a devoção especial dos romeiros e devotos à Virgem Maria.
O Significado do Título Mariano
Devoção propagada na Europa ainda no século XVII, Nossa Senhora da Soledade é a intercessora diante das tristezas da vida e ensina com seu próprio exemplo.
“A expressão ‘Soledade’ pode significar solidária, solidão, saudade ou estar sozinha. Na mariologia, retrata a situação em que Maria se encontrou após o sepultamento de Seu Filho Jesus. Por outro lado, a soledade é uma experiência humana comum. Todos passam por momentos de solidão. Quem nunca se sentiu assim? E é exatamente nessas circunstâncias que precisamos de apoio para transformar a solidão em uma companhia significativa”, explicou o padre.
A relação do fundador do Santuário com Nossa Senhora da Soledade
Para padre Roque, a devoção do fundador ao título, revela o que Francisco de Mendonça Mar sentia no momento em que resolveu viver para Deus.
“No caso específico dessa devoção no Santuário do Bom Jesus da Lapa, iniciada pelo primeiro peregrino, Francisco de Mendonça Mar, em 1691, ela reflete a condição em que ele se encontrava, espelhando-se na solidão de Maria, à espera da aurora da Ressurreição e do encontro com o Cristo Ressuscitado. Romeiros, peregrinos, visitantes e ‘lapenses’, que participam das celebrações no Santuário, muitas vezes trazem consigo uma carga de solidão, frequentemente pesada e sofrida. Não é à toa que o cântico ‘Ó Senhora e Mãe da Soledade, nossas súplicas piedosas escutai. Pelo Filho que morto chorastes, nossa dor e tristeza aliviai’ ecoa como um mantra nos lábios e corações dos participantes do Setenário.”
Expectativas para a Festa de 2024 e apelo ao cuidado com o meio ambiente
Em um período de altas temperaturas em Bom Jesus da Lapa, o reitor traz um alerta importante.
“Com as comemorações dos 333 anos de romarias, a Festa da Soledade deste ano traz grandes expectativas quanto à participação ao longo dos oito dias, e também no período posterior, devido à importância dessa devoção e à presença de romeiros e visitantes.
Aproveito a oportunidade para fazer um apelo a todos os participantes. Estamos em um período crítico de verão em nossa região, e recomendo que todos bebam bastante água para manter a hidratação. Pelo amor ao Bom Jesus e à Mãe da Soledade, evitem o uso de fogos de artifício, queimadas ou o descarte de materiais incandescentes em qualquer lugar. Vamos cuidar do meio ambiente, nossa Casa Comum precisa do nosso zelo”, enfatizou o reitor.
A romaria começa no domingo (8), com a primeira noite do Setenário, às 19h, celebrada pelo bispo diocesano de Bom Jesus da Lapa, Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap. Confira a programação completa.