Nesta quinta-feira (15), foi realizada uma reunião na sede do Ministério Público da Bahia, em Salvador, para discutir as medidas a serem tomadas em relação aos cuidados no acesso ao morro e ao Santuário do Bom Jesus da Lapa.
O encontro contou com a presença do Dr. Eduardo Mendonça Sodré Martins, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia; Pe. Roque Silva, representando a Mitra-Santuário de Bom Jesus da Lapa; Dr. Ângelo Emanuel, representando o Prefeito Fábio Nunes, através da Procuradoria Geral do Município de Bom Jesus da Lapa-BA; Dr.Pedro Maia, Procurador Geral de Justiça da Bahia e membros do Ministério Público da Bahia, Drª.Norma Angélica Cavalcanti e Dr.Augusto Cesar, além do representante dos Bombeiros Militares da Bahia.
A reunião aconteceu na sede da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O assunto em pauta foi as tratativas do MP de Bom Jesus da Lapa, quanto a notificação sobre as limitações de pessoas na subida do Morro e a contingência de pessoas nas celebrações no interior das grutas, devido aos estudos geológicos realizados, os quais afirmaram que a área no entorno do morro é de alto risco.
A conversa girou em torno da necessidade de dar continuidade às exigências de prevenções, acordadas em juízo na promotoria da Lapa, à aplicação das adequações urgentes e necessárias nas grutas, os planos de contingência e evacuação, em situação emergencial a curto e medio prazo e, a elaboração de um plano preventivo de ação a longo prazo, considerando o grande número de participantes nos eventos em torno do morro e das romarias de Bom Jesus da Lapa.
As instituições representadas e presentes se comprometeram em uma ação conjunta de preservação do complexo do morro e das grutas, com a integridade física e a segurança das pessoas, que participam da terceira maior romaria do Brasil, sediada na Capital baiana da Fé.
Entenda o caso
Devido às determinações do Ministério Público da Bahia, em Bom Jesus da Lapa, o Santuário adotou algumas regras para o acesso ao morro e espaços internos das grutas, desde 29 de julho. Entre as medidas estão a limitação à capacidade máxima de pessoas nos espaços, com a organização de colaboradores do espaço sagrado.
Além disso, o acesso ao morro atualmente acontece das 6h às 17h, com acompanhamento de Guia de Turismo. Cada guia conduz 20 pessoas por vez, de 20 em 20 minutos. O controle é feito com o apoio de bombeiros civis, que também atuam no suporte em caso de necessidade de primeiros socorros no topo do morro.
Sob orientação do MP, o Santuário também instalou placas de sinalização quantos aos riscos no entorno do morro e das grutas. Desta forma, assim como há centenas de anos, a principal romaria, de 28/07 a 06/08, aconteceu sem ocorrências de acidentes.
O reitor do Santuário afirmou, na oportunidade, que a Mitra Diocesana de Bom Jesus da Lapa – Santuário, está comprometida em garantir que os romeiros e peregrinos que visitam Bom Jesus da Lapa há mais de três séculos, mantenham a tradição com a garantia de manifestar a fé e devoção, sem deixar de respeitas as orientações dos órgãos competentes.