O primeiro dia do Setenário de Nossa Senhora da Soledade, Co-Padroeira do Santuário do Bom Jesus da Lapa, ocorreu neste último domingo (08). A celebração foi presidida pelo bispo da diocese da Capital Baiana da Fé, Dom Rubival Cabral Britto.
As celebrações vão até o dia 15 de setembro de 2024, e serão transmitidas pelas TV Bom Jesus, Rádio Bom Jesus FM e demais meios de comunicação em parceria com a Igreja de Pedra e Luz.
Primeiro dia do Setenário da Mãe da Soledade refletiu sobre a 1ª dor de Nossa Senhora – a profecia de Simeão
No ato inicial da primeira noite do setenário solene, O Padre William Betônio, CSsR anunciou o subtema de reflexão, a 1ª dor de Nossa Senhora – A Profecia de Simeão. “Essa dor se deu quando a Virgem apresentou seu filho no templo, e ouviu da boca de Simeão essas palavras: uma espada de dor transpassará a tua alma. A profecia referia-se a paixão e morte do Bom Jesus.” Contou.
Em forma de agradecimento e do reconhecimento de amor maternal da Mãe da Soledade ao Glorioso Bom Jesus, foi oferecido flores a Nossa Senhora, e deixadas aos pés de sua Imagem pela Pastoral Litúrgica do Santuário de Bom Jesus da Lapa.
A oração de Nossa Senhora da Soledade foi apresentada pelo presidente da celebração, bispo Dom Rubival Cabral Britto
“Ô Virgem Mãe da Soledade, eis me aqui contemplando a vossa solidão, e o manto de luto que lembra o filho que perdestes. Já do alto da cruz, este filho Jesus nos confiou a vos, o vosso coração transpassado de dor, feridos pelos pecados, abrisse para nós, porque nos amais como filhos e filhas, e nos quereis bem como mãe.
As vossas mãos se estendem para nós, oferecendo a esperança, aos que sofrem com Jesus, aceitando nossos corações contritos, nossas promessas e nossos pedidos”. Rezou.
Ainda na primeira noite do Setenário das dores de Nossa Senhora, houve uma apresentação do grupo de teatro do Santuário, seguindo com a reflexão da 1ª dor de Maria. Os personagens adentraram ao altar, simulando Maria com Jesus ainda pequeno em seus braços.
Na Homilia, o pregador da noite afirmou sobre a nobre missão da Mãe da Soledade
O bispo, Dom Rubival, pregou sobre a nobre missão de Nossa Senhora da Soledade: “Maria, é o caminho seguro que nos introduz no coração do Bom Jesus, que deu a vida por nosso amor. Eis a sua nobre missão, levar-nos ao coração do Bom Jesus.
A luz do evangelho que ouvimos, podemos olhar Maria como modelo de fé. Antes de mais nada, a fé de Maria é uma fé que se põe a caminho a jovem de Nazaré, logo que recebeu o anúncio do anjo, pois se a caminho para a montanha, para ir visitar Isabel, sua prima, não considerou um privilégio ter sido chamada para se tornar Mãe do Salvador.
Não perdeu a alegria simples da sua humildade por ter recebido a visita do anjo. Não ficou parada na contemplação de si mesma dentro das quatro paredes de sua casa. Pelo contrário, viveu aquele Dom recebido como missão a ser cumprida”. Afirmou.
O segundo dia do Setenário, segue nesta segunda-feira (09), com o subtema: segunda dor de Nossa Senhora – A Fuga para o Egito. O pregador da noite é o Pároco da Paróquia São José, em Carinhanha-BA, PE. Héber Pedroso Rocha.