No dia 13 de julho aconteceu a reabertura oficial do espaço cultural do Santuário do Bom Jesus da Lapa. No início do ano, a administração investiu no espaço de lazer, contando com áreas para caminhada, eventos e contato com a natureza.
No ato inaugural, os presentes puderam conferir as novidades e usufruir de uma programação especial, iniciada por volta das 18h. Os moradores da Capital Baiana da Fé, romeiros e religiosos redentoristas participaram do evento que contou com a bênção do local, execução do hino do município, músicas ao vivo, apresentação de quadrilha, brinquedos para as crianças e sorteio de brindes.
Além disso, foi apresentado o kit de produtos oficiais das romarias 2024.
Saiba como foi a reinauguração do Espaço Santuário Cultural
O evento teve início com a apresentação da cantora lapense, Dandara Luanda, que trouxe uma homenagem à Nossa Senhora logo no início do repertório. Ao longo do show, a artista também relembrou músicas conhecidas do público que curte forro raiz.
Enquanto a cantora se apresentava, o público infantil se divertia nos brinquedos disponibilizados gratuitamente. Além disso, os presentes puderam degustar de comidas típicas comercializadas nos novos quiosques instalados no local. Além disso, sorteios de brindes foram realizados ao longo da noite.
Após o show voz e violão, com Dandara, aconteceu a execução do hino da cidade e entronização das bandeiras de Bom Jesus da Lapa, da Bahia e do Brasil, seguida pela bênção conduzida pelo reitor do Santuário, padre Roque Silva.
A noite também contou com apresentação do grupo de dança Junina Gonzagão, de Correntina-Ba, com quadrilha temática sobre o rio São Francisco. Já o encerramento ficou por conta do cantor Tobias Alves e convidados.
Espaço Santuário Cultural resgata memórias
Durante o pronunciamento do reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, padre Roque Silva CSsR, ele destacou a história do local, marcada por atividades culturais e outras ocupações.
“Romeiros, lapenses, visitantes, jovens, crianças e idosos. Sejam todos bem-vindos a esse espaço Santuário Cultural. Aqui nos encontramos para uma noite de entretenimento e alegria, fazendo também memória àqueles que ao longo da história também foram responsáveis pela construção deste espaço. Esse momento, portanto, é momento de bênção e agradecimento ao Bom Jesus porque nos fez estar aqui reunidos, com o esforço e a colaboração de muitas pessoas”, afirmou.
A fala do reitor despertou memórias em alguns moradores presentes. Em entrevista à TV Bom Jesus, o professor universitário, Luís Geraldo Guimarães, lembrou a importância do espaço do Santuário Cultural para a história de Bom Jesus da Lapa. “A gente fica feliz, é um espaço muito bonito, histórico, aqui a gente fazia a Cavalhada do Divino, bem antes – e com essa roupagem, eu acho que leva a um novo patamar as opções de lazer para romeiros e os lapenses.”
O local foi aberto para fins culturais, pela primeira vez, na década de 1970. Ao longo dos anos foi ocupado para outros fins, até ser revitalizado pela administração da Igreja feita de Pedra e Luz.
Visite o novo Espaço Cultural
Quem não conseguiu estar presente no evento de reinauguração , poderá visitar o Espaço Santuário Cultural ao longo da romaria do Bom Jesus da Lapa e em outros momentos. O local fica aberto das 7h às 17h e oferece assentos à sombra das árvores, possibilidade de fazer caminhada, contemplar o morro da Gruta, assim como acessar as grutas que estão anexas ao lugar.
Saiba quais grutas estão localizadas no Espaço Cultural
Além de visitar o Espaço Cultural, que possui itens decorativos e que levam à oração, a exemplo dos mistérios do Rosário, é possível visitar as grutas localizadas em seu interior.
Recentemente a administração do Santuário do Bom Jesus da Lapa inaugurou a Gruta dedicada à Nossa Senhora das Graças e revitalizou a Gruta de São Francisco de Assis.
De igual modo, o Espaço Cultural abriga a entrada da Gruta da Água de Milagres, subterrânea e bastante procurada por romeiros que acreditam que a água que flui no local é milagrosa.
Quer saber mais detalhes? Leia também sobre a história do Espaço Santuário Cultural e fique por dentro de tudo.