Confira o primeiro pronunciamento do novo reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa

Após ser empossado como reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, na noite desta terça-feira (8), o padre Roque Silva CSsR, fez um discurso de agradecimento a Dom João Cardoso, que presidiu a celebração. Além disso, ele também agradeceu a Monsenhor João Batista, a quem agora substitui e falou sobre o sentimento de voltar a residir na comunidade redentorista de Bom Jesus da Lapa, novamente à frente dos trabalhos pastorais. Confira na íntegra:

“Prezado Dom João Cardoso, Administrador Diocesano de Bom Jesus da Lapa e arcebispo eleito da Arquidiocese Natal: Muito obrigado por sua confiança aos Missionários Redentoristas e pelo seu pastoreio nesses 08 anos na Diocese e particularmente nesse Santuário. Em breve, no lugar da Soledade, o senhor invocará a Mãe de Jesus com o título de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese de Natal e dos natalenses.

365773208 612798034368055 831060208176325423 n 1
Padre Roque renovou as promessas sacerdotais diante do bispo.

Caro Monsenhor João Batista Alves do Nascimento, muito obrigado por sua disponibilidade missionária e apostólica na Vice-Província da Bahia, ao longo desses seus 25 anos de profissão religiosa como membro da Congregação Redentorista e seus quase 21 anos de ordenação sacerdotal.

Nesses 5 anos à frente do Santuário, o senhor coordenou as atividades comunitárias, pastorais e administrativas com muita maestria. E com a colaboração e parceria com os confrades, conseguiram fazer do Santuário uma plataforma digital de assistência religiosa e espiritual, em tempo de pandemia, restrição de pessoas e isolamento social.

Não foi surpresa para nós o anúncio da Nunciatura sobre a sua eleição episcopal. O Papa Francisco não lhe conhece pessoalmente, mas ficou sabendo de suas virtudes pelas diversas referências que recebeu. O senhor é um missionário virtuoso. São Francisco das Chagas, o mesmo de Assis, o santo universal, será o seu padroeiro na Diocese de Barra.

Monsenhor João Batista assumiu a reitoria do Santuário em 2019.

Diante das diversas circunstâncias que nos sucederam, nesses últimos meses: morte de confrades, eleição do Monsenhor, processo de reconfiguração de nossas unidades redentoristas, o Conselho da Vice-Província orientou que eu voltasse para a Lapa, mesmo sem encerrar o tempo de estar como Vice-Provincial da Bahia.

Bom Jesus da Lapa, os Lapenses, os romeiros e visitantes são meus conhecidos de longos anos. Sou romeiro há 37 anos, nessas terras ribeirinhas, barranqueiras, sertanejas e sanfranciscanas. Aqui, fui pároco e reitor. Meu retorno consiste em ser mais um animador da ação dos redentoristas que trabalham aqui, parceiro das lideranças e instituições públicas e privadas que dão vida a “capital baiana da fé”, motivador das iniciativas que promovem o bem estar, a dignidade e o desenvolvimento de Bom Jesus da Lapa; acolhedor e assistente dos romeiros e peregrinos que buscam nos pés do Bom Jesus e da Mãe da Soledade um refrigério para seus corpos cansados e suas almas sedentas de sacralidade.

Religiosos Redentoristas e Diocesanos participaram da Missa de Posse.

Bom Jesus da Lapa tem uma vocação mística, desde o seu começo: está erguida na planície do cerrado, é protegida pelo morro da transfiguração e bebe das águas serenas do rio da integração nacional.

Nosso compromisso com a Lapa do Bom Jesus é:

1) Fazer com que o Santuário seja casa de todos, porta do céu e lugar de encontro com o Bom Jesus transfigurado;

2) Contribuir para que a cidade e a região sejam, cada vez mais, desenvolvidas, embelezada, e mais visíveis em todo Brasil;

3) Acolher os romeiros e visitantes, como recomenda o evangelho do Bom Jesus, e ajudá-los no amadurecimento da fé e da vida cristã;

4) Ajudar os Lapenses e romeiros, principalmente, os mais pobres e vulneráveis;

5) Ser colaborador com a Diocese, o clero, os religiosos, as religiosas e as lideranças leigas em sua missão evangelizadora, na igreja sinodal e de comunidades.”

Ao final do pronunciamento, Padre Roque cantou um trecho do Hino ao Bom Jesus da Lapa, animando a assembleia presente na Santa Missa.

“Senhor Bom Jesus da Lapa, ninguém nega favor.

Seja pobre ou seja rico, inocente ou pecador.”