15 de outubro: Dia de Santa Teresa d’Ávila, a padroeira dos professores brasileiros e patrona de Santo Afonso

Santa Teresa foi um grande exemplo de busca por intimidade com Deus, uma verdadeira “professora” da oração. Tanto que foi canonizada por Gregório XV, em 1622 e declarada a primeira mulher Doutora da Igreja, em 1970. No Brasil, ela é a padroeira dos professores.

Padroeira dos Professores, Santa Teresa d'Ávila.

Você sabe quem é a Padroeira dos Professores no Brasil?

Nesta terça-feira (15), a Igreja celebra a memória de Santa Teresa de Jesus, ou Santa Teresa d’Ávila, como é mais conhecida. Ela foi uma freira carmelita, mística, escritora e reformadora da Ordem dos Carmelitas no século XVI, que nasceu em 1515, em Ávila, Espanha e batizada como Teresa Sánchez de Cepeda Dávila y Ahumada.

Santa Teresa era filha de pais judeus convertidos ao catolicismo. Aos 14 anos perdeu a mãe e alguns anos depois, um dos irmãos. Após a morte da mãe, foi enviada para estudar em um mosteiro. Ali ela começou a viver as lutas internas, chamadas de “crises”, que marcaram a vida da carmelita, assim como enfermidades físicas.

Em 1536, ela entrou para  o convento dos Carmelitas da Encarnação, de Ávila, e um ano depois fez a profissão religiosa, em 3 de novembro. Uma freira de espiritualidade intensa, assim é descrita por muitos estudiosos de suas obras. Obras estas que foram fruto das meditações, conversas com Deus, confessores e experiências vividas.

Obras de Santa Teresa d’Ávila

Entre os principais livros estão o “Livro da Vida”,  que é uma verdadeira autobiografia, o “Caminho da perfeição”, escrito em 1566 e o “Castelo Interior” , a mais famosa obra, escrita em 1577. Nele, Santa Teresa descreve a alma como o castelo habitado pelo Senhor e que só poderia ser alcançado por meio da oração.

Movida pelo desejo de alcançar a perfeição e por uma “Determinada Determinação”, ela conseguiu fazer a reforma no Carmelo. Não uma reforma física, mas principalmente na busca por uma vida mais simples e na fundação de uma nova ordem, da qual se tornou madre. Assim, antes de sua morte conseguiu que fossem abertos vários conventos das denominadas Carmelitas dos Pés Descalços e incentivar São João da Cruz, Santo Carmelita e contemporâneo de Teresa, a lutar pelos conventos masculinos.

A devoção de Santo Afonso à Santa Teresa d’Ávila

O fundador dos Missionários Redentoristas, Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), que também é doutor da Igreja, muito se inspirou na Santa. Ele a adotou como patrona e expressou esse amor por meio de citações em diversas obras de sua autoria. O Santo se consagrou a Teresa, deixando a oração como modelo a todos que desejam tê-la como mestra.

Reze com Santo Afonso à Santa Teresa d’Ávila

Virgem Seráfica, amada esposa do Verbo Divino, Santa Teresa de Jesus, eu (seu nome), ainda que indigno de ser vosso servo, movido apenas pela vossa bondade e pelo desejo de vos servir, na presença da Santíssima Trindade, do meu Anjo da guarda e de toda a corte celeste, escolho-vos hoje, depois de Maria, por minha particular mãe, mestra e advogada, e firmemente me proponho de querer sempre vos servir, e de fazer o que puder para que por outros sejais servida.

Suplico-vos, pois, minha Santa Seráfica, pelo sangue do vosso Esposo por mim derramado, que me recebeis no número dos vossos devotos como vosso servo perpétuo.

Favorecei-me nas minhas ações e impetrai-me a graça que de agora em diante imite as vossas virtudes, caminhando na verdadeira estrada da perfeição cristã.

Assisti-me de modo particular na oração e intercedei a Deus uma parte deste dom, que em vós foi tão grande, a fim que contemplando e amando o Sumo Bem, os meus pensamentos, palavras e ações não ofendam, ainda que levemente, aos vossos olhos e do nosso Deus.

Aceitai esta pequena oferta em sinal da devoção que vos professo, assistindo-me na vida e em particular na hora da minha morte. Amém.