15ª romaria da Padroeira no Santuário do Bom Jesus da Lapa: fiéis chamados a serem peregrinos da esperança

"Como filhos de Nossa Senhora, Padroeira do Brasil, nós como Romeiros e Romeiras do Bom Jesus, precisamos cuidar dessas crianças, dar exemplo, mostrar o caminho certo, transmitir os valores de vida para que eles possam, de fato, crescer num ambiente favorável, num ambiente de amor, de respeito, de carinho, e se tornarem peregrinos da esperança"

O sábado da Padroeira do Brasil atraiu milhares de fiéis ao Santuário do Bom Jesus da Lapa. O dia começou cedo, com romeiros cumprindo promessas no interior da Gruta do Bom Jesus. Entre eles,  estava Cassiana Rosa, de Maetinga-BA, que aproveitou a data de celebração da Mãe Aparecida e Dia das Crianças, para agradecer pela cura da neta. “Minha netinha, a Lorena, ela teve à beira da morte e escapou para o milagre de Deus. Ficou na UTI dez dias, semana retrasada ficou de novo, agora está bem”, afirmou em entrevista à TV Bom Jesus.

A Missa solene aconteceu às 7h, na Esplanada. Com o tema “Mãe Aparecida, Acolhei-nos como Peregrinos da Esperança”,o bispo diocesano presidiu a celebração e refletiu sobre a passagem do Evangelho das bodas de Caná (Jo, 2-11),  onde Jesus realiza seu primeiro milagre a pedido de sua Mãe, transformando água em vinho. Ele destacou as palavras de Maria: “Fazei tudo o que Ele vos disser”, ao convidar os fiéis a se abrirem à transformação.

Romeira agradeceu a Padroeira e ao Bom Jesus pela cura da neta

Abrir-se à transformação, um convite feito pelo bispo diocesano na Solenidade da Padroeira

“Somos convidados nessa Festa a nos abrir à transformação que o vinho novo de Caná simboliza, a permitir que a nossa fé seja renovada, nossa esperança seja fortalecida e nosso amor seja multiplicado, tornando-nos também nós, intercessores e portadores da graça de Deus. A Festa de Nossa Senhora Aparecida é um convite à renovação da fé, à profunda experiência do amor transformador do Bom Jesus, mediado pela intercessão compassiva e maternal de Nossa Senhora. Que cada um de nós, como os servos de Caná, possa ouvir, obedecer e testemunhar a glória revelada em meio aos momentos ordinários do nosso cotidiano e extraordinários de nossas vidas”, pediu.

15ª procissão da Padroeira com imagem doada pelo Santuário Nacional; Andor teve o tema: Maria, Mãe do Belo Amor

Padroeira do Brasil teve andor com tema Maria Ma do Belo Amor

A devoção à padroeira do Brasil continuou sendo expressada ao longo do dia, por meio da oração e dos gestos de agradecimento. Em um dos momentos finais, a procissão, que saiu às 18h do Santuário e percorreu as principais ruas do centro da cidade, marcou a 15ª peregrinação pelas ruas com a imagem recebida do Santuário Nacional de Aparecida em 2009. Este ano o andor foi ornamentado com inspiração no livro de Eclesiástico (24,24): Maria, Mãe do Belo Amor”, uma referência também feita por Santo Afonso, fundador dos Redentoristas, em seus escritos.

Praticar o que foi aprendido nos dias de celebração da Padroeira

Economo do Santuario pregou no encerramento da festa da Padroeira

Às 19h, o andor foi recebido por uma multidão que lotou a Esplanada e a Praça ao redor da Igreja de Pedra e de Luz. Na celebração de encerramento, o padre Cristóvão Przychocki, ecônomo do Santuário, trouxe a reflexão da Palavra e recordou as reflexões do Tríduo que antecedeu a festividade. “Na primeira noite, Padre Gilson falou tão bonito da fé fiel na Pessoa do Bom Jesus. Um peregrino precisa ter fé, uma fé firme, uma fé fixada na Palavra de Deus, uma fé concreta na Pessoa do Cristo Jesus.

No segundo dia, Padre Augusto, Missionário Redentorista, falou tão bonito do perdão e da misericórdia. O Peregrino da esperança precisa ser homem e mulher da misericórdia, do perdão. Porque só assim vamos fazer aquilo que Jesus pede. Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.

Na terceira noite, Padre Anderson falou da copiosa redenção. Anunciar a salvação, anunciar a justiça, anunciar o reino de Deus. E essa é a tarefa de todos nós. Nós precisamos ser peregrinos da esperança. Hoje, amanhã, na segunda-feira, muitos de vocês vão retornar à sua casa, à sua família, à sua cidade, à sua comunidade. O que faremos com tudo isso que recebemos aqui aos pés do nosso amado Bom Jesus? Que recebemos do coração dessa Mãe tão amada, tão querida, Rainha e Padroeira do Brasil? Nós precisamos, meus queridos irmãos e irmãs, praticar aquilo que recebemos aqui neste lugar sagrado”, exortou.

Peregrinos da Esperança chamados a zelar pelos peregrinos do amanhã

O pregador ainda destacou a importância das crianças como peregrinas do amanhã, além de conduzir uma oração especial por elas.

“Como filhos de Nossa Senhora, nós como Romeiros e Romeiras do Bom Jesus, precisamos cuidar dessas crianças, dar exemplo, mostrar o caminho certo, transmitir os valores de vida para que eles possam, de fato, crescer num ambiente favorável, num ambiente de amor, de respeito, de carinho, e se tornarem peregrinos da esperança“, finalizou.

Dia da padroeira tambem e dia do beato Carlo Acutis o padroeiro da internet

A celebração também contou com uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida, com a canção “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos, interpretada pela dupla lapense Amando e César. Ao final da Missa, Dom Rubival concedeu a bênção aos fiéis com a relíquia do Beato Carlo Acutis, que faleceu em 12 de outubro de 2006, e enviou os romeiros de volta para suas casas, fortalecidos na fé e animados pela esperança. “Deus nos abençoe e que a Mãe Aparecida nos anime a viver com alegria, com entusiasmo, respondendo sempre sim a vontade de Deus na nossa vida. Mãe Aparecida, dai-nos a Tua benção, a Tua proteção e a Tua graça, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, finalizou.