Redentoristas de Bom Jesus da Lapa celebram dia de Santo Afonso

A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Bom Jesus da Lapa, Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap, e concelebrada pelos padres que trabalham no Santuário e diocesanos,  além da participação de uma multidão de romeiros.

No início da manhã desta quinta-feira (1), os Missionários Redentoristas que trabalham no Santuário do Bom Jesus da Lapa, celebraram a Missa festiva em honra ao padroeiro da congregação, Santo Afonso Maria de Ligório.

Redentorista por amor a Jesus e Maria

Santo Afonso Maria de Ligório nasceu em Nápoles, na Itália, no dia 27 de setembro de 1696. Era o filho mais velho de uma família com muitos filhos, membro da nobreza napolitana, que estudou artes, línguas e ciências humanas.

Além disso, os pais lhe deram o mais importante: Uma profunda devoção ao Menino Jesus e à Nossa Senhora, participando desde cedo da vida da Igreja. Apesar disso, sua vocação para o sacerdócio só foi despertada após alguns anos atuando como advogado.

Foi a partir de uma experiência nos tribunais que ele decidiu que doaria sua vida em favor dos mais pobres, ensinando-lhes a fé com humildade e simplicidade. Ele também foi bispo e escreveu mais de 100 livros, foi bispo e propagador da devoção à Maria.

Santo Afonso foi canonizado em 1839 e proclamado Doutor da Igreja, pelo Papa Pio IX, em 1871. O mesmo Papa o proclamou “Padroeiro celestial de todos os confessores e moralistas”.

Redentoristas são chamados à evangelizar os mais pobres

Os Missionários Redentoristas trabalham em Bom Jesus da Lapa desde o ano de 1956, com os religiosos holandeses, e a partir de 1972 com os poloneses. Ao longo dos anos, também com a formação de padres brasileiros, eles vivem o chamado de Santo Afonso para a missão de comunicar o evangelho.

Redentoristas de Bom Jesus da Lapa celebram dia de santo afonso

“Deus me enviou para evangelizar os pobres”, esse foi o lema que motivou Santo Afonso Maria de Ligório a fundar a Congregação dos Missionários Redentoristas, em 9 de novembro de 1732, em Scala, na Itália. Inicialmente ela foi dedicada ao Santíssimo Salvador, mas anos mais tarde passaria a ter o Redentor como titular.

O Presépio, a Cruz e a Eucaristia são os três mistérios da vida do Bom Jesus que nortearam a herança espiritual deixada pelo santo à congregação dedicada ao Santíssimo Redentor, como regras de vida, aprovadas pelo Papa Bento XIV no ano de 1749. Os Missionários têm a missão de levar a mensagem da copiosa redenção principalmente aos mais pobres e abandonados.