Quaresma no Santuário: Um chamado à caminhada penitencial

No tempo da Quaresma, o Santuário do Bom Jesus da Lapa traz uma programação especial para romeiros, visitantes e lapenses. Além das celebrações da Santa Missa, atendimento às confissões e momentos de devoção é possível visitar o Cruzeiro do Morro, que traz a oportunidade para fazer um verdadeiro caminho penitencial. No percurso estão as estações da Via-Sacra e no topo, o Cruzeiro de cimento armado, construído em 1935. Atualmente ele passa por uma revitalização que será finalizada até a Semana Santa, onde as visitas são mais intensas.

Mas para aqueles que não conseguem fazer o percurso penitencial, é possível encontrar um espaço piedoso dentro do Santuário. Na Gruta do Bom Jesus, encontram-se as imagens de Nossa Senhora da Piedade e do Bom Jesus dos Passos, ambas são utilizadas na Procissão do Encontro que acontece na quarta-feira da Semana Santa.

Já na Gruta da Soledade, está a imagem do Bom Jesus Morto, como é conhecida, dentro de uma cúpula de vidro. E é claro, no alto do presbitério os fiéis encontram a imagem da titular do espaço, a Mãe que sofre ao ver a dor do Filho Amado. A forma como ela está posicionada ao lado da cruz, lembra a Gólgota, ou seja, lugar onde o Bom Jesus foi crucificado.

Além de fazer as orações diante destas imagens ou subir até o Cruzeiro, é possível também participar da reza da Via-Sacra pelas ruas da cidade, que acontece todas as sextas-feiras da Quaresma, às 18h30.