Saiba os detalhes do dia festivo de Nossa Senhora Aparecida no Santuário da Lapa

Na manhã desta quinta-feira (12), milhares de pessoas se reuniram na Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, para participar da Missa Festiva em honra à Nossa Senhora Aparecida. O tema geral deste ano é: Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão.

A romaria à Padroeira do Brasil começou na última segunda-feira (9), com o tríduo, e termina nesta quinta, às 19h, com uma celebração presidida pelo padre Manoel de Oliveira Filho, da Arquidiocese de São Salvador.

mg 3735
Devotos expressam sua devoção à Padroeira.

Antes do encerramento, às 18h a tradicional procissão com o andor da Virgem Rainha sairá pelas ruas. Porém, com um percurso menor que o das romarias da Soledade e do Bom Jesus. O cortejo terá início na Praça do Largo da Esplanada, seguindo para a Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova, Rua Miguel Calmon, passando pela Praça da Fé, com retorno pela Avenida Manoel Novaes em direção à Avenida Duque de Caxias, sentido Banco do Brasil. De lá, os romeiros e lapenses seguem a Imagem da Santa até a Esplanada, para as últimas homenagens do dia.

Além da celebração final, a dupla lapense Amando e César, fará homenagens à Rainha e Padroeira do Brasil com canções conhecidas do público e uma composição autoral. Todos os detalhes serão transmitidos pelas TV e Rádio Bom Jesus FM.

Início da Festa de Aparecida no Santuário

No ano de 2009, o Santuário de Nossa Aparecida presenteou a Igreja da Lapa com a imagem Fac-símile (idêntica à original). Segundo Padre Roque Silva, o atual reitor, que também estava à frente dos trabalhos de evangelização na época, a entronização da imagem na pequena gruta à Ela dedicada desde 1975 – que fica logo na entrada da Gruta do Bom Jesus – aconteceu no tríduo festivo. A recepção contou com uma procissão da entrada da cidade até o Santuário, finalizada com a celebração solene.

Entronizaçao da Imagem no último dia de tríduo.

A partir de então, a devoção originada no Vale do Paraíba se expandiu como romaria ao Santuário às margens do São Francisco. Anualmente, a multidão de fiéis que vêm pagar promessas à Senhora Aparecida e participar das romarias, só aumenta. De acordo com a Central de Informações, esta é a terceira maior concentração de pessoas na Igreja de Pedra e de Luz.