Nesta  terça-feira (10), o colégio dos consultores da Diocese de Bom Jesus da Lapa – formado por sete padres –  se reuniu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) para a escolha do Administrador Diocesano, que assumirá o pastoreio das 18 paróquias e Santuário, até a chegada de um novo bispo.

O eleito foi o padre José Carlos Carvalho, pároco da paróquia Santo Antônio, de Paratinga. Ele foi anunciado durante a Santa Missa celebrada às 15h, pelo Arcebispo da Província Eclesiástica de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes, que falou sobre a importância de rezar pela Diocese Vacante. “Rezamos esta missa pela eleição de um novo bispo, pedimos que Deus mande através dos procedimentos da Igreja, um pastor para conduzir novamente a Diocese de Bom Jesus da Lapa.”

WhatsApp Image 2023 10 10 at 20.42.52
Pároco da paróquia de Paratinga é eleito administrador da Diocese de Bom Jesus da Lapa 1

O reitor do Santuário, Padre Roque Silva, e o padre responsável pela Catedral Nossa Senhora do Carmo, Wieslau Gron, estiveram presentes. “Como o bispo está ligado diretamente ao Santuário e à Catedral, então ele exerce esse papel de ser também o responsável, no sentido de ser o administrador diocesano do Santuário. Então ele vai presidir algumas celebrações, assim como fazia Dom João Cardoso, vai estar na Catedral também e vai percorrer as paróquias da Diocese.” Afirmou o reitor do Santuário.

Em seu primeiro pronunciamento após a eleição, o padre José Carlos falou sobre o desejo de conservar os trabalhos desenvolvidos e de buscar a unidade. “Desde o primeiro momento o meu pensamento é de que nós precisamos trabalhar na unidade de nossa Igreja. A unidade de nosso clero, do nosso povo, poder se colocar à disposição e fazer aquilo que hoje o evangelho nos apresentou: Marta, a mulher do trabalho e Maria, a mulher da oração.”

Trajetória do novo administrador

Padre José Carlos é natural de São Felipe, na Bahia, e foi ordenado sacerdote em 15 de março de 2009, em Correntina, na primeira paróquia onde atuou como pároco, por oito anos. Ele também esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Rosário, pertencente à Correntina e é responsável pela paróquia Santo Antônio, de Paratinga, desde 2018. Além de ser membro do colégio de consultores, faz parte do Colégio Presbiteral, foi coordenador da Pastoral dos Presbíteros e membro da coordenação regional de presbíteros no Regional Nordeste 3 da CNBB.