Com o tema: “Bom Jesus dos Navegantes, o Pão da Vida, Vocação e Fraternidade”, a tradicional festividade em louvor ao Bom Jesus dos Navegantes teve início nesta quinta-feira (11), na capela do bairro Nova Brasília, conduzida pelos Missionários Redentoristas e por moradores da comunidade.

mg 0881
TV Bom Jesus transmite tríduo e festa do Bom Jesus dos Navegantes, em Bom Jesus da Lapa 1

Às seis horas da manhã, aconteceu a reza do ofício de Nossa Senhora. Já às 19h, foi celebrada a primeira noite do tríduo preparatório, presidida pelo reitor do Santuário, padre Roque Silva, que refletiu sobre o subtema “Bom Jesus, o Pão da Vida”. A noite contou com a participação de lavradores e vaqueiros, convidados para serem noiteiros e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de membros da comunidade lapense e visitantes.

WhatsApp Image 2024 01 12 at 17.20.51 1
TV Bom Jesus transmite tríduo e festa do Bom Jesus dos Navegantes, em Bom Jesus da Lapa 2

As celebrações seguem às 19h até o dia 14,  quando acontecerá a alvorada festiva, às 5h da manhã. Em seguida, um café comunitário será realizado. Logo após, às 9h, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (CODEVASF) irá realizar um peixamento às margens do rio, na localidade de Barrinha, como parte da programação cultural.

Já à tarde, às 16h30, uma procissão fluvial conduzirá o andor com a Imagem do Bom Jesus pelo rio São Francisco, conduzida pela Marinha do Brasil. A Santa Missa festiva será celebrada às 17h.

Curiosidades sobre a Festa

A Festa do Bom Jesus dos Navegantes é celebrada em diversas regiões banhadas pelo rio São Francisco. Em Bom Jesus da Lapa, segundo informações de moradores mais antigos do bairro Nova Brasília, ela começou ainda na década de 1970, quando moradores da região de Sobradinho e Remanso, na Bahia, se mudaram para a cidade.

A celebração começou de forma improvisada, já que o bairro em formação não tinha uma capela. Ela acontecia em um “barracão” de lonas. Só no início de 1980, foi iniciada a construção da capela. Desde então, todos os anos uma procissão é realizada nas águas do Rio, atraindo centenas de fiéis.

A festa e as celebrações na comunidade foram conduzidas pela equipe de Missionários Redentoristas do Santuário desde o início, até o ano de 2016, quando passou a ser celebrada pela Paróquia Nossa Senhora das Graças. Já em 2023, retornaram para a condução pastoral do Santuário. Assim, o tríduo e festa de 2024, será transmitido pela TV Bom Jesus, com cobertura dos canais de comunicação do Santuário.

Oração ao Bom Jesus dos Navegantes

Ó Bom Jesus dos Navegantes, fonte de eterna misericórdia, de paz e alegria para todos os que creem em vós, Caminho, Verdade e Vida. Confirmai a fé da vossa igreja peregrina sobre a terra, para que dê ao mundo o testemunho da vossa ressurreição. Acompanhai, com a vossa proteção, a todos nós que navegamos nos rios, nos mares e nas estradas deste mundo. Protegei a todos que vivem da pesca, das plantações, das navegações e das labutas do dia a dia.

Inspirai-nos a viver sempre a mensagem do vosso Evangelho , livrai-nos da sedução do pecado, e fazei com que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o Espírito que nos consagrou, e o sangue que nos remiu. Amém.