Segundo dia de festa da Soledade no Santuário do Bom Jesus da Lapa lembra dos que estão longe de suas casas

Além de lembrar da característica mariológica do Santuário do Bom Jesus da Lapa, o pregador da noite lembrou da confiança de Maria como inspiração para os que sofrem longe de casa.

santuário do bom jesus da lapa 2 noite (1)

Nesta sexta-feira (9) aconteceu o segundo dia de festa em homenagem à Nossa Senhora da Soledade com muita emoção, partilha, preces e louvores. A Romaria começou na quinta-feira (8) e representa a segunda maior concentração de fiéis no Santuário do Bom Jesus da Lapa. Segundo a Central de Informações do Santuário, cerca de 3.000 pessoas chegaram ao longo da manhã e à tarde.

Às 19h, uma multidão preencheu a esplanada para participar da 2ª noite de setenário, que teve como tema a segunda dor de Maria. O pregador da noite, O padre diocesano, Marcos Tavares, falou da importância da celebração dos 70 anos do retorno da devoção mariológica e da semelhança da dor de Nossa Senhora pela fuga ao Egito, retratada no evangelho de Mateus, com os retirantes que precisam sair de suas terras em busca de sobrevivência.

“E nós recordamos muito bem nesta segunda dor, a dor de tantos irmãos e irmãs que saem de suas casas, que saem das suas famílias, que saem das suas cidades em busca de melhores condições de vida. A mensagem é justamente essa: Não perdemos nunca a confiança em Deus, apesar de todas as adversidades que porventura possam se apresentar durante a nossa vida, finaliza.”

santuário do bom jesus da lapa 2 noite de setenario
Padre Marcos faz primeira pregação na romaria. Ele foi ordenado na Gruta da Soledade ano passado.

Durante a manhã e à tarde, os visitantes puderam participar de momentos devocionais, visitar as grutas e cumprir suas promessas. Às 15h30, ocorreu a tradicional reunião com os Coordenadores de Romaria no auditório São João Paulo II. O momento foi propício para que os representantes das caravanas pudessem se expressar sobre o retorno à Bom Jesus da Lapa após dois anos. A maioria dos presentes falou sobre a alegria de estar de volta e as mudanças positivas ao redor da Igreja de Pedra e Luz.

santuário do bom jesus da lapa coordenadores de romaria participam de reunião
Coordenadores de Romaria participam de reunião com colaboradoras do Santuário

Neste sábado, a programação começa novamente às 5h30, com o Ofício da Imaculada. O dia será ainda mais especial, já que é dedicado totalmente à Nossa Senhora. Pela manhã serão celebradas três Missas, além das confissões e batizados.

À tarde, os coordenadores de romaria se reúnem mais uma vez com a equipe do Santuário, às 15h30, para receberem informações e partilharem experiências sobre a peregrinação.

A terceira noite de Setenário, às 19h, terá como subtema “A perda de Jesus no Templo” e contempla mais uma dor da Mãe do Bom Jesus. Até o dia 15 de setembro, a TV Bom Jesus transmite todos os momentos através do Youtube e Facebook.