O Santuário do Bom Jesus da Lapa iniciou neste ano um projeto de catequese voltado aos colaboradores que trabalham em seus diversos setores. A iniciativa busca oferecer formação espiritual e sacramental aos funcionários que atuam diariamente no atendimento a romeiros e visitantes.
Segundo o irmão Gilson Gaigher Junior, responsável pela coordenação, a proposta surgiu a partir de um pedido do reitor do Santuário. Após um levantamento, foram identificados os colaboradores que ainda não haviam recebido todos os sacramentos e a catequese foi oferecida de forma opcional, àqueles que se interessaram. Assim, após a preparação, os catequizandos receberam a primeira eucaristia no domingo, 7 de setembro, em uma Missa presidida pelo reitor do Santuário, Pe. Roque Silva.
12 colaboradores receberam o Sacramento da Eucaristia
Irmão Gilson Gaigher destaca experiência de coordenar a catequese
“Quando vim morar na Comunidade Religiosa do Santuário do Bom Jesus o reitor me pediu para montar um projeto de catequese dos funcionários. A ideia era assistir àqueles que convivem com diversos romeiros, testemunhos e momentos oracionais, também pudessem beber das graças derramadas pelo Bom Jesus. Para acolher bem os colaboradores também precisavam ser preparados espiritualmente. Crer, celebrar, viver e rezar fazem parte do direcionamento para quem participa da catequese na fase adulta. Conhecer a fé católica e vivenciá-la, na prática, é uma missão para todos os cristãos.
Na catequese, aprendemos isso e muito mais do que sabemos sobre Deus. No entanto, por diferentes motivos, alguns adultos não receberam esses ensinamentos da Palavra na infância e anseiam pelo aprendizado. Assim como exposto na Bíblia, para chegar ao Reino de Deus, precisamos crer em Sua Obra, independentemente de qual momento da vida isso acontece”, relatou o irmão Gilson.
Colaboradores destacam a importância da catequese
Durante os encontros, religiosos da Comunidade Redentorista se revezaram como catequistas, abordando diferentes temas da fé católica.
“Procuramos conciliar fé e vida, aplicando os ensinamentos a partir das experiências que eles traziam do cotidiano”, disse o irmão Gilson.
Entre os colaboradores que participam do projeto está o vigilante Fernando Lima de Almeida, que fará a Crisma.
“Na juventude tentei me crismar e não consegui. Hoje, com o estudo do catecismo, minha fé tem ficado ainda mais forte. Só tenho a agradecer ao Santuário”, afirmou.
O cinegrafista Luis Fernando Ribeiro da Silva destacou a preparação para a Primeira Comunhão, como um momento marcante.“Foi um marco. Percebi que a catequese era mais do que aulas de religião, era um processo de aprendizado sobre valores fundamentais”, disse.
Para a recepcionista Valquíria Santos Oliveira, a iniciativa teve impacto direto no trabalho.“Por trabalhar no Santuário, já convivia com muitas experiências de fé. Vivenciar a catequese completou esse caminho. Foi muito especial”, relatou.
Segundo o irmão Gilson, a catequese de adultos segue o princípio de “crer, celebrar, viver e rezar”. O objetivo é oferecer aos colaboradores a oportunidade de aprofundar a vida cristã e fortalecer o vínculo com a missão do Santuário, seguindo para as próximas etapas de preparação para outros sacramentos.

Uma resposta
Sempre tive vontade de seguir com os sacramentos. Agora com esse projeto maravilhoso do irmão Gilson, só agradecer. Amém.