Na manhã desta quinta-feira (3), a administração do Santuário do Bom Jesus da Lapa reuniu-se com representantes de órgãos da prefeitura e das forças de segurança para definir a organização da Semana Santa no Santuário. O encontro aconteceu no auditório São João Paulo II e contou com a presença de autoridades religiosas, militares e civis.
Representando o Santuário, estiveram presentes o reitor, padre Roque Silva; o administrador, padre Cristóvão PrzyChocky; e o prefeito de Igreja, padre William Sena.
Entre os representantes da segurança pública, participaram da reunião o major Osvaldo Vidal, da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), acompanhado de outros integrantes da PM; o subtenente Raffe Oliveira e o soldado Rai Jesus, do 20º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM); a coordenação da Guarda Municipal e Código de Postura, e a coordenação do SAMU, representada por Jailton Vieira e Letícia França.
Outros setores do poder público também estiveram representados: a diretora de Vigilância em Saúde, Laís Sento-Sé; Marilane Santiago, da Secretaria de Meio Ambiente; Gabriela Coutinho, engenheira de minas; e a secretária de Assistência Social, Andreia Luiza. O encontro também contou com a presença dos guias de turismo Jean Ribeiro e José Henrique e de uma representante da Secretaria Municipal de Turismo.
Durante a reunião, foram definidas medidas para garantir a segurança e organização dos eventos da Semana Santa. Entre os pontos acordados, estão a logística do acesso ao Morro na Sexta-feira Santa, a proibição de subida com bebidas alcoólicas, a mudança no horário da Via-Sacra para as 5h30 da manhã, que agora será realizada no espaço Santuário Cultural, e o reforço na assistência à saúde por meio do SAMU e da Secretaria Municipal de Saúde.
Além disso, ficou estabelecido que o acesso ao Morro será liberado com orientações de guias de turismo, vigilantes do Santuário e bombeiros civis. A subida será realizada pelo acesso próximo à torre, e o retorno acontecerá por outro caminho, não sendo permitido subir e descer pelo mesmo local.
A reunião reafirmou o compromisso das instituições envolvidas em garantir que a Semana Santa no Santuário do Bom Jesus da Lapa ocorra de forma segura e organizada para todos os fiéis e peregrinos.
Programação da Semana Santa e Páscoa no Santuário
As celebrações começam no sábado (12), com Missas de Ramos às 17h e 19h. No Domingo de Ramos, as celebrações irão acontecer em três horários da manhã: 06h45, 09h e 11h. No final da tarde, às 18h30, acontecerá a tradicional Bênção dos Ramos e a procissão, saindo da Praça da Fé em direção ao Santuário.
Entre Segunda e Quarta-feira Santas (14 a 16 de abril), estão previstas Missas diárias pela manhã, Terço da Misericórdia às 15h e celebrações especiais, como a Celebração Penitencial com confissões individuais na Segunda-feira às 19h e a Procissão do Encontro na Quarta-feira às 18h30.
Na Quinta-feira Santa (17), as Missas seguirão os horários habituais da manhã. Já às 19h, será realizada a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-pés. Logo após, ocorrerá o translado e a Adoração do Santíssimo Sacramento na Gruta do Bom Jesus.
A Sexta-feira da Paixão (18), será marcada por momentos de profunda reflexão sobre o mistério da salvação. A programação inicia às 05h30 com a Via-Sacra pelas ruas da cidade em direção ao Espaço Santuário Cultural, seguida pelos Ofícios da Paixão ao longo da manhã. Às 15h, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, com coleta de ofertas para a Terra Santa e obras de caridade da Igreja. Às 17h30, os fiéis se reúnem para uma concentração na Esplanada, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores em direção ao Espaço Santuário Cultural.
Um dos momentos mais esperados é a encenação da Paixão do Senhor, que será realizada às 19h no Espaço Santuário Cultural, com transmissão pela TV Bom Jesus e Rádio Bom Jesus FM. Para encerrar o dia em que se celebra o sacrifício do Redentor pela a humanidade, a Procissão acontecerá às 20h, saindo do Espaço Santuário Cultural, retornando com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores ao Santuário.
Este ano o Santuário espera um aumento no fluxo de visitantes devido às datas serem próximas ao final de semana. Tradicionalmente as celebrações reunem romeiros e fiéis de diversas regiões para vivenciar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Toda a programação terá cobertura da TV Bom Jesus e da Rádio Bom Jesus FM.