[views count="1" print="0"]

Santuário do Bom Jesus da Lapa divulga tema e programação das romarias 2024

Facebook
WhatsApp
foto esplanada

Neste ano, o Santuário do Bom Jesus da Lapa completa 333 anos de romarias, com diversas festas celebradas, seguindo um tema geral. Para 2024, o tema escolhido foi: Bom Jesus, modelo de oração, louvor a Deus e amizade. A imagem escolhida para o cartaz traduz a mensagem com uma ilustração de um romeiro diante do Bom Jesus, com o tradicional chapéu utilizado pelos peregrinos. Ele foi divulgado na segunda-feira (1), junto com a programação e em breve será enviado, como de costume, para os coordenadores de romarias.

O período de maior fluxo de visitantes é o de julho a outubro, no entanto, ao longo de todo o ano há atividades para aqueles que desejam participar das programações festivas.

Programação de janeiro

No final de semana dos dias 6 e 7 acontecerão apresentações de Ternos de Reis na Esplanada do Santuário. Elas fazem parte da tradição de grupos de Bom Jesus da Lapa e de romeiros e marcam a celebração da Epifania do Senhor e Dia dos Santos Reis. 

Entre os dias 11 e 14 de janeiro, será celebrada na capela do bairro Nova Brasília, a Festa do Bom Jesus dos Navegantes. Apesar de ser fora do Santuário, a festa conta com forte presença dos romeiros e com uma procissão fluvial conduzida pelos Missionários Redentoristas. Além disso, a celebração festiva será transmitida pela TV Bom Jesus.

Já de 17 a 20 deste mês, será celebrada a festa de São Sebastião, no Santuário. No museu do Santuário é conservada uma relíquia (parte dos ossos) do santo, que é conduzida a Gruta para a bênção dos fiéis durante a festividade. Há também uma imagem dentro das grutas internas, próximo à imagem de Santa Luzia, instalada recentemente.

Programação de fevereiro

Nos dias 9,10 e 11 de fevereiro acontecerá o Retiro de Carnaval, com o tema “Bom Jesus ensinai-nos a louvar” e lema “Senhor, ensinai-nos a rezar, como João ensinou a seus discípulos”, inspirado no evangelho de Lucas (1,11). Neste ano, a condução será feita pelo padre Jaciel Bezerra, da Arquidiocese de Salvador, que também é músico, e pelo bispo da Diocese de Amargosa-BA, Dom Juraci de Oliveira.

Com o  início do tempo da Quaresma, a oração da Via-Sacra pelas ruas acontecerá a partir do dia 16 de fevereiro, dois dias após a celebração da Quarta-Feira de Cinzas. Em cada sexta-feira, um trajeto diferente será percorrido, nas ruas centrais da cidade.

Programação de Março

No mês de março, será celebrada a Semana Santa, com programação própria de cada dia. E na Sexta-Feira da Paixão, a subida ao Cruzeiro, como já é tradição, e as apresentações do Grupo Teatral do Santuário, com o Teatral da Paixão e Morte de Cristo.

Programação de abril

Como novidade na programação do Santuário, entre os dias 12 e 14 de abril acontecerá a Romaria da Pastoral do Surdo, com participantes do Regional Nordeste III da CNBB, que compõem os estados da Bahia e Sergipe.

Programação de maio

O mês de Nossa Senhora, maio, começa com a 10ª Romaria do Terço dos Homens, nos dias três e quatro. A programação conta com momentos de espiritualidade, partilhas, celebrações de Missas e caminhada pelas ruas. O responsável pela condução dos momentos será Dom Estevão dos Santos Silva, da Diocese de Rui Barbosa – BA.

Já nos dias 10 e 11, acontece a 5ª romaria da do Movimento Apostólico da Mãe Rainha, com participação dos diversos membros da Diocese de Bom Jesus da Lapa e outras dioceses do Brasil. Na noite da sexta-feira, primeiro dia, haverá uma apresentação musical com a Irmã Greice Maria, da Congregação Filhas de Maria, fundada por padre Antônio Maria.

Entre os dias 12 e 19, o Santuário celebrará o setenário e festa do Divino Espírito Santo (Pentecostes). Este será o 112º ano da festividade, que conta com elementos da cultura popular, promovidos por moradores da cidade.

Neste ano, a Romaria do Terço das Mulheres passa a acontecer no mês mariano, nos dias 24 e 25. É a terceira edição do evento, que antes acontecia no mês de março. Neste ano, a missionária Camila, da Comunidade Católica Lumen, de Salvador, estará presente.

No dia 30 de maio, assim como em toda a Igreja, será celebrado o Dia de Corpus Christi. Nesta festa, leigos fazem o tapete colorido na Esplanada para que a procissão com o Santíssimo Sacramento possa passar. 

E no dia 31, acontecerá a coroação de Nossa Senhora da Soledade, finalizando o mês dedicado à Maria. Ao longo do mês, diversas instituições participarão das celebrações das 

Missas, com momentos de homenagens e gestos concretos.

Programação de junho

As celebrações do mês de junho começam com a festa de Santo Antônio, com o tríduo e festa, entre os dias 11 e 13. A devoção ao santo no Santuário é antiga. Antes do incêndio do ano de 1903, havia um altar dedicado a ele na Gruta do Bom Jesus. Após o incêndio, uma grande fresta se abriu, sendo denominada  “janelão” de Santo Antônio. Atualmente a imagem fica em um pequeno espaço próximo à Sala das Promessas.

Entre 14 e 15 de junho, acontecerá a 8ª Romaria Quilombola, com programação religiosa e cultural. No mês de junho há outras celebrações, a exemplo da Festa de São João Batista, no dia 24, que tem uma fonte dedicada a ele e bastante visitada pelos romeiros.

Programação de julho

No mês de julho, a tradicional Romaria da Terra e das Águas chega a sua 47ª edição. Ela costuma acontecer no primeiro final de semana do mês, por isso, será realizada entre os dias 4 e 7.

No dia 28 de julho, começa a novena preparatória para a principal romaria do ano, a Festa do Bom Jesus, que marcará a celebração dos 333 anos de história do Santuário. A Missa Festiva acontecerá em seis de agosto. Além disso, a programação deste ano trará novidades, que ainda serão divulgadas posteriormente.

Ainda em agosto, serão realizadas as romarias da Pastoral da Criança e Apostolado da Oração. 

Programação de setembro

Já em setembro, na segunda maior concentração de fiéis, acontecerá a Romaria de Nossa Senhora da Soledade, com oito dias de celebrações, de 8 a 15. A festa que neste ano completa 72 anos de retorno, após um período de esquecimento,  terá a contemplação das dores de Maria ao longo dos dias preparatórios. E um dia antes da festa, 14, pelo segundo ano será celebrada a Exaltação da Santa Cruz com a subida ao Cruzeiro.

Programação de outubro

Em outubro, a Festa de Nossa Senhora Aparecida será celebrada com tríduo, Missa Festiva e procissão, de 9 a 12. O Santuário já tem esta festividade como a terceira principal concentração de romeiros. Ao longo de todo o ano, os devotos podem também prestar homenagens à Padroeira do Brasil em uma pequena Gruta onde se encontra a Imagem Fac-Símile, doada pelo Santuário Nacional de Aparecida.

Nos dias 13, 14, 15 e 16 a festa de São Geraldo Majella será celebrada no Santuário. Diferente de muitos lugares, apesar do santo ser protetor das Mães com dificuldade na gestação, ele é invocado na Igreja de Pedra e Luz como auxiliador daqueles que almejam conquistar a casa própria. Como prova da confiança no santo, há uma gruta dedicada a ele, na qual os romeiros depositam diversas miniaturas de casas, como forma de agradecimento.

A 28ª Romaria da Legião de Maria vai acontecer nos dias 19 e 20 de outubro. A celebração reúne legionários da Diocese de Bom Jesus da Lapa, mas recebe também romeiros de outras Dioceses, principalmente do próprio estado da Bahia.

A Romaria da Juventude será realizada no dia 26 de outubro, com participação de diversos grupos da Diocese de Bom Jesus da Lapa e convidados. Esta será a primeira edição do evento.

Programação de novembro e dezembro

No penúltimo dia de novembro começa a preparação para os 109 anos da Festa da Imaculada Conceição. Com uma programação que inclui caminhada pelas ruas, encenações do Grupo Teatral do Santuário e participação da comunidade lapense e romeiros, a festividade vai até o dia 8 de dezembro, com procissão pelas ruas e a Missa Festiva.

No mês de dezembro, acontecerá mais um tríduo e festa de Santa Luzia, de 10 a 13. A devoção à protetora dos olhos costuma reunir romeiros de diversas regiões. No Santuário, uma gruta é dedicada a ela desde  o ano de 1959. Há também a relíquia de primeiro grau (parte dos ossos) que fica no Museu e é conduzida ao altar no dia festivo, para a bênção dos fiéis.

Também em dezembro, o presépio será instalado na esplanada do Santuário, além da decoração própria, com luzes e enfeites na Esplanada. O Santuário possui uma Gruta dedicada ao Nascimento do Bom Jesus, a Gruta de Belém. Além disso, a novena será rezada entre os dias 15 e 23. Outros momentos de louvor e celebração vão ser realizados no período.

Cartaz das romarias 2024

Datas das principais Romarias e festas de 2024

11 a 14/01 – Festa do Bom Jesus dos Navegantes

9 a 11/02 – Retiro de Carnaval

24 a 31/03 – Semana Santa

12 a 14/04 – Romaria da Pastoral do Surdo

03 e 4/05 – Romaria do Terço dos Homens

10 e 11/05 – 5ª Romaria do Movimento Apóstolico Mãe Rainha

12 a 19/05 – Setenário e Festa do Divino Espírito Santo

 24 e 25/05 – Romaria do Terço das Mulheres

10 a 13/06 – Tríduo e Festa de Santo Antônio

14 a 15/06 – 8ª Romaria Quilombola

5 a 7/07 – 47ª Romaria da Terra e das Águas

28/07 a 6/08 – Novenário e Festa do Bom Jesus da Lapa

17/08 – 22ª Romaria da Pastoral da Criança

23 a 25/08 – 3ª Romaria do Apostolado da Oração

08 a 15/09 – Setenário e Festa de Nossa Senhora da Soledade

9 a 12/10 – Tríduo e Festa de Nossa Senhora Aparecida

13 a 16/10 – Tríduo e Festa de São Geraldo Majella

19 e 20/10 – Romaria da Legião de Maria

26/10 – Romaria da Juventude

29/11 a 8/12 – Novenário e Festa da Imaculada Conceição

10 a 13/12- Tríduo e Festa de Santa Luzia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + treze =

plugins premium WordPress