[views count="1" print="0"]

Santuário do Bom Jesus da Lapa celebra Dia do Leigo com formação sobre a 3ª Edição do Missal Romano

Facebook
WhatsApp

Neste sábado (25) e domingo (26), o Santuário do Bom Jesus da Lapa promoveu a formação sobre a 3ª Edição Típica do Missal Romano, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), de Bom Jesus da Lapa. Cerca de 100 leigos participaram, entre membros da Pastoral Litúrgica e outros movimentos, como o Terço dos Homens e Terço das Mulheres. O responsável por conduzir os momentos, foi Dom Armando Bucioll, Bispo Emérito de livramento de Nossa Senhora, na Bahia, e um dos responsáveis pela tradução.

“Eu estudei liturgia e na minha juventude estudei bastante o latim, portanto eis que a compreensão dos textos em latim, as possuo por conta dos estudos que fiz. E algumas dimensões características da liturgia, também estudei. Para aqueles que não estão envolvidos na liturgia, podem até não perceber as mudanças, mas foram várias pequenas mudanças. Desejo que no amor à liturgia possa crescer o amor à Cristo Jesus e à nossa Igreja”. Destacou dom Armando.

whatsapp image 2023 11 26 at 21.32.58
Santuário do Bom Jesus da Lapa celebra Dia do Leigo com formação sobre a 3ª Edição do Missal Romano 1

De acordo com padre Roque Silva, Reitor do Santuário, dom Armando Bucioll foi essencial para que os membros das pastorais possam compreender a nova tradução. “A ele o nosso muito obrigado por nos ajudar a compreender a terceira edição do Missal na versão portuguesa que nós estudamos nestes dias. Como estávamos em formação, Dom Armando já presidiu para nós com o Missal novo.”

A programação começou na tarde de sábado, às 15h e foi encerrada neste domingo com a Santa Missa no Santuário, às 17h, que também marcou a Festa de Cristo Rei do Universo. A Celebração já contou com a implementação do Missal com a nova tradução, presidida por Dom Armando e concelebrada pelos Missionários Redentoristas.

A Missa também lembrou o Dia do Leigo, celebrado com alegria pelos participantes. Para Zodja Vanuza, que é salmista, para que a doação por meio da liturgia seja eficaz, momentos de formação são importantes. “O papel do leigo é primordial, principalmente a partir do Concílio Vaticano II, onde os leigos puderam ter uma ação mais direta em vários setores, seja como Ministro Extraordinário da Eucaristia, leitor ou salmista, cada um na sua função. Precisamos nos inteirar desses conhecimentos para bem servir, com amor, humildade e muita disposição. Afirmou”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dezessete =

plugins premium WordPress