Romeiros chegam a Bom Jesus da Lapa no penúltimo dia de festa da Soledade

“Celebrar os 70 anos da devoção à Nossa Senhora é uma forma de demonstrar gratidão, pois foi ela que deu para nós seu Filho, o Bom Jesus para nossa salvação. Para mim, que sou romeiros desde criança, vir a Lapa do Bom Jesus é uma maneira de resgatar a cultura do nosso povo do sertão mineiro e renovar a nossa fé, a nossa esperança.” diz padre romeiro.

Facebook
WhatsApp
santuário do bom jesus da lapa 6 noite (3)

As romarias no Santuário do Bom Jesus da Lapa têm entre suas principais características a alegria, a manifestação da religiosidade popular, o cumprimento de promessas e uma fé que move milhares pessoas a percorrerem vários quilômetros para pedir, celebrar e agradecer.

Faltando dois dias para a celebração festiva em honra à Nossa Senhora da Soledade, o número de fiéis só aumenta. Durante toda a terça-feira (13), a movimentação ao redor e dentro das grutas foi intensa e diversos Coordenadores de Romaria participaram da reunião com a equipe do Santuário. A maioria retorna após dois anos de saudade e permanece até o encerramento da festividade.

coordenadores de romaria se reunem com equipe do santuario apos dois anos sem visitar bom jesus da lapa
Coordenadores de romaria se reúnem com equipe do Santuário após dois anos sem visitar Bom Jesus da Lapa.

Entre os romeiros que vêm matar a saudade, estão inclusive, os sacerdotes. Padre Valdeci Pereira, por exemplo, é romeiro de Minas Gerais. Natural de Janaúba, hoje ele é pároco em Mato Verde-MG e veio junto com paroquianos celebrar os 70 anos de retorno da devoção à Nossa Senhora da Soledade e a alegria de ser romeiro na Lapa.

“Celebrar os 70 anos da devoção à Nossa Senhora é uma forma de demonstrar gratidão, pois foi ela que deu para nós seu Filho Jesus para nossa salvação. Vir a Lapa do Bom Jesus é uma maneira de resgatar a cultura do nosso povo do sertão mineiro e renovar a nossa fé, a nossa esperança. Falta água, falta chuva, mas não falta a alegria de um povo que tudo aquilo que faz, faz em nome de Deus,” afirma.

A penúltima noite do Setenário teve como subtema a sexta dor de Nossa Senhora, quando ela recebe o filho morto e descido da cruz em seus braços. A proclamação do Evangelho de São João que narra este momento de dor, foi encenada pelo Grupo Teatral do Santuário.

santuario lapa padre valdeci é de janaúba mg e participa das romarias desde criança
Padre Valdeci (à direita) é de Janaúba-MG e participa das romarias desde criança.

Logo após o encerramento da celebração, os romeiros participaram de um momento musical com canções que fazem parte da tradição das romarias.

santuário do bom jesus da lapa 6 noite (4)
Alegria e fé se misturam no sexto dia de Romaria.

Já nesta quarta-feira (14), último dia de preparativos, além das celebrações ao longo do dia na Igreja de Pedra e Luz e da contemplação da sétima dor de Maria, acontecerá um show musical com o Padre Alessandro Campos no Cruzeiro de Santa Luzia, em Bom Jesus da Lapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete − dois =