Na noite desta quinta-feira (8) teve início no Santuário do Bom Jesus da Lapa, mais uma romaria dedicada à Nossa Senhora da Soledade. A abertura do setenário contou com a encenação da primeira dor da Mãe do Bom Jesus, através de um quadro vivo com atores do Grupo Teatral do Santuário. Além disso, membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente homenagearam Maria com a oferta de flores.
São sete dias preparatórios com oração, louvor e agradecimento. A celebração começou às 19h e foi presidida pelo bispo diocesano de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso, que trouxe uma reflexão sobre a profecia de Simeão descrita no livro de São Lucas. Ele chamou a atenção da multidão de fiéis, que lotou a esplanada, para enxergar o caráter redentor do sofrimento.
“O sofrimento tem caráter redentor (…). Em Maria, os sofrimentos ocorrem de forma tão numerosa e intensa, que demonstram sua fé inabalável, a sua confiança, sem jamais em situações desafiadoras perder a sua confiança em Deus.” Afirma.
Movidos pela confiança no Bom Jesus e em Sua Mãe, pouco a pouco os romeiros vão chegando. Segundo a Central de Informações do Santuário, cerca de 500 peregrinos chegaram a Bom Jesus da Lapa nesta quinta, mas a expectativa é de que até o dia quinze, milhares de visitantes venham à cidade.
Dom João finalizou a mensagem da noite, convidando os romeiros para clamar à Maria. “Nós pedimos à Nossa Senhora da Soledade que em nossa solidão, quando o sofrimento parece algo inexplicável, quando parece duro demais para nós, que possamos ter a mesma dignidade e a mesma confiança, a mesma ternura que teve Nossa Senhora junto da cruz, sem jamais perder o equilíbrio mesmo que uma espada de dor atravesse a sua alma.”
No clima de oração, a Romaria continua nesta sexta-feira (9), com o Ofício da Imaculada logo cedo, às 5h30 da manhã, na esplanada da Gruta. As celebrações seguem ao longo do dia e às 19h acontece mais um momento devocional à Nossa Senhora, contemplando a sua segunda dor, com transmissão pela TV Bom Jesus.