A Romaria do Bom Jesus da Lapa acontece de 28 de julho a 6 de agosto, com a novena e a festa do titular da Igreja de Pedra e de Luz. A celebração de 2025 marca os 334 anos da chegada do padre Francisco de Mendonça Mar, fundador da romaria, e integra o Ano Jubilar da Esperança, que marca os 25 anos do novo milênio.
Programação e temas diários
A novena da romaria 2025 começa em 28 de julho com missa presidida pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. O subtema da primeira noite é o Jubileu e a esperança.
Nos dias seguintes, diversos bispos conduzem as celebrações da novena, às 19h, cada qual com um subtema:
- 29/07 – Dom Roberto José da Silva (Janaúba-MG): A Esperança e a fraternidade;
- 30/07 – Dom Vitor Agnaldo de Menezes (Vitória da Conquista-BA): A Igreja da esperança;
- 31/07 – Dom Edmar José da Silva (Belo Horizonte-MG): A esperança e a ecologia integral;
- 1/08 – Dom Rubival Cabral Britto (Bom Jesus da Lapa-BA): Santuários, Paróquias e Comunidades: lugares de esperança;
- 2/08 – Dom Pedro Brito Guimarães (Palmas-TO): Famílias: Escolas de esperança;
- 3/08 – Dom Jaílton de Oliveira Lino (Itabuna-BA): Os caminhos e sinais de esperança;
- 4/08 – Dom José Carlos de Souza Campos (Montes Claros-MG): A esperança não decepciona;
- 5/08 – Dom Esmeraldo Barreto de Farias (Araçuaí-MG / BA): Romeiros e peregrinos, missionários da esperança;
Após cada celebração do novenário, músicos do Santuário conduzem o momento de louvor na esplanada.
Celebrações ao longo do dia e estrutura de atendimento
De 28 de julho a 5 de agosto, as celebrações ocorrem em múltiplos horários:
- Esplanada: 5h, 6h45, 8h30 e 17h;
- Espaço Santuário Cultural: 8h e 16h;
- Comunidade Bom Jesus dos Navegantes: 10h;
- Gruta da Ressurreição: batizados, às 11h;
- Gruta de Nossa Senhora da Soledade: Terço da Divina Misericórdia às 15h;
- Confissões: 6h–11h e 14h–18h.
Festa do dia 6 de agosto
A quarta-feira que marca o ponto alto da Romaria do Bom Jesus, com a festa da transfiguração, que começa com a alvorada às 5h, seguida da missa solene às 7h. Pela primeira vez, será promovido o translado da imagem do Bom Jesus do Santuário até a Catedral Diocesana Nossa Senhora do Carmo, às 9h, após a Missa Festiva. Às 17h, inicia-se a procissão de retorno ao Santuário, fechando com celebração de encerramento às 18h, presidida por Dom Rubival Cabral Britto.
Pré-romaria do Bom Jesus: Missa de envio, lançamento da Turma do Romeirinho e Homenagem aos papas
Antes do início da Romaria do Bom Jesus, o Santuário organiza a Missa com entronização das bandeiras estaduais, do Distrito Federal e da cidade de Bom Jesus da Lapa no dia 25 de julho, às 19h, seguida da bênção de envio dos colaboradores. No dia 26, também às 19h, será lançada a Turma do Romeirinho, iniciativa da Campanha dos Romeiros, com revista bimestral e cadastro via WhatsApp, voltado para as crianças.
Em 27 de julho, na véspera da novena, haverá celebração em homenagem ao papa Francisco (falecido em abril) e ao recém-eleito papa Leão XIV. Também será apresentado painel temático romaria, com referência à Porta Santa da Basílica de São Pedro (Roma).
Estrutura de acolhimento e apoio
Para receber os peregrinos, o Santuário instalou corrimãos, degraus no Morro do Cruzeiro e sinalização interna. O fluxo de pessoas será monitorado e a segurança e saúde contarão com apoio do Samu, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civis, Polícia Militar, ambulatório do Santuário e secretarias municipais. Zonas de embarque e desembarque de ônibus estarão organizadas por equipes da Guarda Municipal.
Clique aqui e confira o mapa dos locais.
Contexto e relevância
Segundo o reitor, padre Roque Silva, a romaria deste ano representa a continuidade de 334 anos de história e a comunhão com o Jubileu da Esperança: “Vamos celebrar os 334 anos de romarias e, ao mesmo tempo, o jubileu pelo nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Muitos bispos estarão conosco rezando, celebrando e fazendo seus próprios jubileus junto ao Bom Jesus.”
Ele salientou ainda que a festa se estende a quem acompanha pelas TVs e redes sociais. “Contamos com os romeiros, os lapenses, os que vêm de longe e também com aqueles que irão acompanhar de forma online. É uma festa para todos: quem vem a pé, de ônibus ou reza do outro lado da tela.”
Grutas que revelam fé e história
Além da Gruta do Bom Jesus, o Santuário abriga outros espaços de oração e contemplação. Os visitantes podem conhecer, por exemplo, a Gruta de Nossa Senhora da Soledade, a Gruta da Ressurreição, a Gruta de Belém e, no Espaço Santuário Cultural, as Grutas da Água de Milagres, Nossa Senhora das Graças e São Francisco. Cada uma guarda uma atmosfera única de espiritualidade e silêncio, marcando o caminho do romeiro com experiências de fé profundas.
O que fazer em Bom Jesus da Lapa
A cidade reserva aos visitantes uma experiência que vai além do turismo religioso. É possível contemplar no Morro do Santuário, a beleza natural e suas formações rochosas, visitar o Mercado Municipal, conhecer a cultura local e experimentar a culinária típica do Velho Chico.
Novo Cruzeiro: alternativa para visitantes
Em setembro do ano passado, o Santuário inaugurou o novo Cruzeiro, no Espaço Santuário Cultural. A estrutura oferece uma alternativa aos visitantes, com um percurso menor de subida. O Cruzeiro é um dos pontos mais visitados da cidade, local de oração e contemplação, especialmente durante a Semana Santa e a Romaria do Bom Jesus.