Entre os dias 26 e 28 de Agosto, cerca de 10 mil pessoas estiveram na Primeira Romaria do Apostolado da Oração no Santuário do Bom Jesus da Lapa. A data marcou também os 113 anos do movimento apostólico na Capital Baiana da Fé.
“Fazei meu coração semelhante ao vosso” foi o tema escolhido para a Romaria organizada com o apoio de membros do apostolado da Cidade. De acordo com a Central de Informações do Santuário, a maioria das romarias registradas veio da Bahia e Minas Gerais. Juntos em um só propósito, os fiéis celebraram momentos de oração, louvor, adoração, reflexão da palavra e marcaram presença nas celebrações da Santa Missa.
Padre Valson Sandes é diretor espiritual do Apostolado em Salvador- BA, juntamente com os Missionários Redentoristas animou os fiéis durante a festividade. “O Santuário do Bom Jesus da Lapa é um lugar de acolhimento e o Apostolado da Oração é uma Obra Pontifícia presente em mais de 90 países, não poderia ficar de fora,” afirma.
Além do sacerdote, membros do movimento na capital baiana, estiveram presentes. Maria Amélia Tomáz, por exemplo, veio pela primeira vez como romeira e para ela há diferença entre vir fazer um passeio e participar de uma romaria. “É a primeira vez que venho como romeira. É um sentimento diferente. Hoje vejo todas as pessoas voltadas para o mesmo sentido, para a devoção ao Sagrado Coração de Jesus”. Ela também relembra como começou a participar: “Meu marido estava doente quando fui convidada para o apostolado. O padre, na época, disse para mim que o Sagrado Coração de Jesus estava me preparando para seguir minha caminhada sozinha. E realmente, são 14 anos de viuvez, mas preenchidos pelo amor e pela fé no Sagrado Coração de Jesus.” Finaliza.
A Romaria foi encerrada na manhã de domingo (28). Para Romildo Castro, que esteve na organização, a pertença ao Apostolado herdada dos antepassados, demonstra o surgimento de mais uma festa tradicional no calendário de romarias do Santuário. “Em outros santuários já acontece esta romaria e aqui é o primeiro ano de muitos. Acredito que esse foi um passo extraordinário. Eu cresci vendo minha avó rezando e entregando sua vida e da família ao Sagrado Coração de Jesus e assim como eu outras pessoas lembravam dos pais e dos avós, nesta romaria.”
A mensagem para todos os devotos do Sagrado Coração de Jesus, deixada pelo padre Valson Sandes, é de que possam transmitir o que foi vivido a outras pessoas. “Como diz o tema da Romaria, queremos que nosso coração se assemelhe ao Seu, voltando para nossas casas cheios de Deus e levando Deus para outros corações.”