[views count="1" print="0"]

Romaria do Bom Jesus da Lapa marca os 332 anos de história do Santuário

Facebook
WhatsApp
Milhares de fiéis passam pelo Santuário nos dias de romaria

Com o tema “Bom Jesus, o pão da vida: vocação e fraternidade” e o lema “Perseverar na comunhão, no repartir do pão e na oração”, o Santuário do Bom Jesus da Lapa se prepara para a festa de seu padroeiro, O Bom Jesus da Lapa, de 28 de julho a 6 de agosto, que marca os seus 332 anos de história. O tema e o lema são inspirados na Campanha da Fraternidade deste ano e no 3º ano vocacional do Brasil.

A Romaria do Bom Jesus da Lapa é a festa principal da Igreja de Pedra e Luz, reunindo milhares de pessoas e dá início ao período de maior movimentação no espaço, o qual vai até o mês de outubro.

Para que o evento aconteça, diversos órgãos se mobilizam junto ao Santuário. Na segunda-feira (10), foi realizada uma reunião com a Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e demais envolvidos para acertar os últimos ajustes a fim de que tudo aconteça de forma segura e organizada.

Toda a cobertura da Romaria 2023 estará disponível nos canais de comunicação do Santuário: Youtube.com/tvbomjesus, Facebook.com/santuariolapa, Instagram: @santuariolapa, Site: santuariodobomjesusdalapa.com e Rádio Bom Jesus FM.

Preparação para a festa

São nove dias de preparação para a grande festa, com uma programação voltada para a espiritualidade e o acolhimento dos peregrinos. Todos os dias, as celebrações contarão com a presença de bispos convidados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e Amazonas. As atividades começam às 5h30 e vão até à noite, com a novena e momento cultural. Confira os horários:

– 05h30: Ofício de Nossa Senhora na Esplanada;

– 06h45: Santa Missa na Esplanada;

– 07h às 11h30: Confissões;

– 09h: Santa Missa na Gruta de N. Sra. da Soledade;

– 10h30: Reunião com os coordenadores de Romarias no Auditório São João Paulo II;

– 11h: Santa Missa na Gruta de N. Sra. da Soledade;

– 11h: Batizados na Gruta da Ressurreição;

– 15h: Terço da Misericórdia na Gruta de N. Sra. da Soledade;

– 15h às 17h: Confissões;

– 17h: Santa Missa na Gruta de N. Sra. da Soledade ou na Esplanada;

– 19h: Novena Solene na Esplanada.

– 20h: Exibição do Documentário Lapa do Bom Jesus (dias 3, 4 e 5)

Dia Festivo

-7h: Santa Missa Festiva

-11h: Santa Missa

-15h: Terço da Misericórdia

-16h: Procissão saindo da Catedral para o Santuário

-18h: Encerramento

Novidades

As celebrações deste ano contam com uma novidade no altar da esplanada. O painel, que normalmente traz o tema geral das romarias, agora traz um incremento especial: Possui o formato de réplica do altar da Gruta do Bom Jesus e animação em 3D. Além disso, após as celebrações dos três últimos dias de novena será exibido o documentário Lapa do Bom Jesus, produzido pela equipe da TV Bom Jesus.

Investimento

Para melhor acolher os romeiros e lapenses, o Santuário investiu na infraestrutura e em equipamentos que contribuirão para uma melhor experiência de romaria. Uma das melhorias a serem destacadas, é a reforma do Velário, que agora está totalmente coberto e adaptado para os fiéis acenderem as velas. O paredão da esplanada também recebeu um mosaico, feito pelo artista plástico lapense, Léo Costa.

O Santuário também deu início à Campanha Sou Pedra Viva, com o objetivo de arrecadar doações para adquirir um novo gerador de energia elétrica e um painel de Led, os quais já estão em funcionamento e darão mais segurança e conforto às romarias. A Campanha segue ativa para que os pagamentos possam ser finalizados com sucesso e outras melhorias sejam realizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − catorze =

plugins premium WordPress