Entre os dias 9 e 15 de maio, o Santuário do Bom Jesus da Lapa acolheu a visita canônica de representantes do Governo Geral da Congregação do Santíssimo Redentor. Os padres Andrzej Kukla, CSsR, polonês que atualmente reside em Roma, e Jerome Echeverra, CSsR, dos Estados Unidos, vieram em missão oficial com o objetivo de conhecer a realidade local e estreitar os laços entre o Santuário e a Congregação Redentorista presente em diversos países do mundo.
Durante a semana, os religiosos participaram de momentos significativos da vida do Santuário, como a oração com o Terço dos Homens e a celebração da Santa Missa, além de encontros com os colaboradores que atuam em diversas frentes de missão: Rádio e TV Bom Jesus, Casa de Romaria e Pastoral de Acolhimento.
“Uma grande alegria recebê-los. Reafirmamos aqui o compromisso de sempre mais evangelizar, e já nos sentimos família redentorista”, afirmou Zenaide Almeida, colaboradora da Rádio e TV Bom Jesus.
“Acho que também é uma oportunidade para avaliarmos nossa caminhada junto com a Missão Redentorista, que realiza um trabalho belíssimo aqui. Só temos a agradecer por nos motivar na fé e por estimular muitos romeiros a vivenciar sua espiritualidade de forma simples e verdadeira”, acrescentou Lucilene Moraes, colaboradora do Santuário.
Em conversa com os colaboradores, os missionários redentoristas partilharam as impressões sobre a vivência pastoral no Santuário e manifestaram gratidão pela acolhida do povo brasileiro.
“A certeza que levaremos em nossos corações é justamente a presença dos jovens e das pessoas que vivem sua juventude aqui neste Santuário. Nenhuma inteligência artificial substituirá este encontro pessoal, de pessoa para pessoa, que acontece precisamente aos pés do Bom Jesus”, destacou o padre Andrzej Kukla, CSsR.
Para o padre Jerome Echeverra, CSsR, “é possível sentir a presença do Senhor neste lugar, entre pessoas de fé, que buscam o caminho de Deus. Sou grato por esta oportunidade de conhecer um Santuário tão belo”.
O reitor do Santuário, Pe. Roque Silva, CSsR, que também integra o Conselho Ordinário da Província Nossa Senhora Aparecida, explicou que a visita canônica é parte de um itinerário mais amplo de escuta, avaliação e animação da vida missionária redentorista:
“Ao final do mês, os representantes se reunirão em Aparecida para uma celebração. Depois, encontrarão o Conselho Provincial para partilhar as impressões sobre as comunidades visitadas: os desafios, alegrias, trabalhos realizados e as realidades enfrentadas. Tudo será sistematizado e devolvido à Província como forma de continuidade do processo de comunhão e avaliação”, explicou o reitor.
A Província Nossa Senhora Aparecida é composta por 38 comunidades no Brasil e uma no Suriname, que também será visitada. Seis representantes do Governo Geral foram enviados para a visita canônica: dois para a Bahia, dois para o Rio de Janeiro e dois para São Paulo, com a missão de visitar todas essas comunidades.
A visita canônica faz parte do processo de acompanhamento da missão redentorista em todo o mundo, promovido pelo Governo Geral sediado em Roma, reforçando a comunhão, a fidelidade ao carisma e a esperança na continuidade da missão evangelizadora.