[views count="1" print="0"]

Reitor do Santuário faz relato sobre visita do provincial eleito para a Província Nossa Senhora Aparecida

Facebook
WhatsApp

Por Pe. Roque Silva – Reitor do Santuário

Entre os dias 15 a 22 de outubro, as comunidades redentoristas e apostólicas da Bahia (área da antiga Vice-Província da Bahia), foram contempladas com a visita canônica do Pe. Marlos Aurélio da Silva CSsR, superior Provincial, eleito no primeiro Capítulo da nova Provincia Nossa Senhora Aparecida, a qual terá sua ereção canônica e posse do governo provincial, no dia 09 de novembro, no Santuário Nacional de Aparecida-SP.

O objetivo principal da visita foi ver e reconhecer os confrades nas suas comunidades de vida e de apostolado. Como, também, manter uma conversa sobre os desdobramentos do plano de ação que o governo provincial pretende implementar a partir do próximo ano.
A visita seguiu uma metodologia de conversa fraterna com os confrades em suas comunidades, a celebração Eucarística na Igreja paroquial ou na própria comunidade e, posteriormente, uma breve conversa com as lideranças das comunidades paroquiais, com os colaboradores do Santuário Bom Jesus, da Rádio Bom Jesus e da Missão Redentorista, que atuam em Bom Jesus da Lapa.

395229683 317446774237531 546944756363740158 n
Padre Marlos encerrou as visitas, na paróquia São João Batista, em Bom Jesus da Lapa.

Para facilitar a chegada às comunidades, diante das distâncias geográficas que as separam, as viagens foram feitas via aérea. As comunidades visitadas, por ordem de chegada, foram:

  1. Santuário e Paróquia Nossa Senhora D’ajuda, em Porto Seguro.
  2. Comunidade São Geraldo e Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Salvador.
  3. Comunidade Santo Afonso, em Salvador (lugar de hospedagem e deslocamentos).
  4. Carmelo da Bahia, assistido pelos confrades da Comunidade Santo Afonso.
  5. Paróquia Santo Antônio, na Fazenda Coutos III, em Salvador.
  6. Comunidade São Lázaro e Paróquia da Ressurreição do Senhor, com a presença da coordenação dos Missionários Leigos, em Salvador.
  7. Comunidade do Dom José Rodrigues e Paróquia Santo Antônio, em Juazeiro-BA.
  8. Comunidade e Santuário Bom Jesus da Lapa.
  9. Paróquia Bom Jesus (Catedral), em Bom Jesus da Lapa.
  10. Comunidade Beato Gaspar e Paróquia São João Batista, em Bom Jesus da Lapa.

Durante a sua fala nas visitas, o Pe. Marlos apresentou as estatísticas da nova Província Nossa Senhora Aparecida: 37 comunidades redentoristas, 263 membros (entre esses, 84 formandos nas diversas etapas), destacando que os cinco estados mais populosos estão no território da província: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, com quase 50% da população do país.
O Pe. Roque Silva, reitor do Santuário Bom Jesus e membro do conselho da Província Nossa Senhora Aparecida, foi o encarregado de acompanhar o provincial nas visitas aos confrades e nas conversas com os paroquianos e colaboradores.

394617323 317446560904219 6694801992862261563 n
Visita à paróquia Santo Antônio, na Fazenda Coutos III.

A visita causou uma grande e boa expectativa tanto nos confrades, quanto nas pessoas das diversas paróquias, comunidades e Santuários visitados. Todos expressaram a gratidão de ter os Missionários Redentoristas como seus pastores, mesmo que alguns disseram não concordar quando acontecem as transferências de alguns confrades.

394488330 317447030904172 2850066251037884786 n
Reunião com padres da comunidade do Santuário e o pároco da paróquia Bom Jesus, Pe. Wieslau

O padre provincial, Marlos Aurélio da Silva, avaliou de forma positiva os resultados de sua visita e todos os esforços aplicados para a realização da mesma, tanto a acolhida e participação dos confrades, quanto às pessoas encontradas nas diversas comunidades redentoristas, nesta primeira mobilização do governo da Província Nossa Senhora Aparecida. “Uma oportunidade de estar conhecendo e percebendo a grande força que nós temos, a partir dos colaboradores que, de certo modo, comungam com a nossa missão e a plena realização dela. (…) É um momento de muita alegria e gratidão a todos que se empenham em fazer, a partir da sua profissão, da sua dedicação, este trabalho de evangelização. Bem como, nós temos em outros lugares da nova Província um grupo grande de colaboradores sempre dispostos e muito empenhados na missão.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 7 =

plugins premium WordPress