Acesse nossos Canais
[views count="1" print="0"]

Redentoristas se reúnem para eleição do governo da nova província Nossa Senhora Aparecida

O capítulo eletivo, como é chamado o processo de escolha dos superiores e conselheiros de ordens religiosas, foi aberto ainda na terça-feira, e é o primeiro realizado pela Congregação Redentorista diante de sua reestruturação e reconfiguração vivida não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Facebook
WhatsApp

Na noite desta terça-feira (22), o reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa e superior da vice-província redentorista da Bahia, padre Roque Silva, e outros Missionários (capitulares) votantes, chegaram em Belo Horizonte-MG para o retiro que marca a eleição do governo da futura província que irá unificar os trabalhos de evangelização nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro (Minas Gerais e Espírito Santo) e na Bahia.

O capítulo eletivo, como é chamado o processo de escolha dos superiores e conselheiros de ordens religiosas, foi aberto ainda na terça-feira, e é o primeiro realizado pela Congregação Redentorista diante de sua reestruturação e reconfiguração vivida não só no Brasil, mas em todo o mundo. São 63 missionários reunidos na Casa de Retiro São José, até a sexta-feira, 25, os quais irão escolher o governo da nova província, que teve o nome escolhido de “Nossa Senhora Aparecida.” O Frei Jonas Nogueira, da Ordem dos Frades Menores, conduz o retiro.

Como funciona a eleição

Os capitulares votantes definem, por maioria de votos, o nome do superior provincial. Este, por sua vez, escolhe um conselheiro, que pode não estar entre os votantes. Em seguida, os votantes escolhem os membros para o Conselho Ordinário, formado por três religiosos, sendo que entre estes será escolhido o Vigário Provincial. Depois, mais dois missionários da Bahia, Rio de Janeiro ou São Paulo, são eleitos para o Conselho Extraordinário. 

Segundo padre Roque Silva, a quarta-feira foi marcada pela reflexão e momentos de espiritualidade. “O dia de hoje foi dedicado à reflexão pessoal e comunitária. A partir de amanhã, teremos as eleições propriamente ditas. Esse momento consiste em escolher o governo da nova Província. Ou seja, o Provincial e os conselheiros ordinários e extraordinários, que formarão um grupo de 7 pessoas para o governo da nova província.” Ele ainda pediu a intercessão dos romeiros do Bom Jesus. “Rezemos para que o Espírito Santo seja o condutor da direção dessa Província, assim como Ele fez com Maria, a titular desta Província.”

capitulo eletivo missionarios redentoristas 540474 1280 853 0 0
Foto: Reprodução/ A12

A escolha dos sete membros do governo é válida para o triênio 2024-2026, mas antes disso há outras etapas. Até o final de outubro, as três unidades realizarão assembleias, as quais marcam um momento de avaliações, resgate de memórias e balanço da história de cada província e vice-província. 

Vale lembrar que estas etapas são importantes para a supressão das unidades, realizada após pedido junto ao Governo Geral, localizado em Roma. A ereção da nova província acontecerá, oficialmente, no dia 9 de novembro em Aparecida – SP.

Oração pela Nova Província

Ó Trindade Santa, fonte de comunhão, a vós nos dirigimos em confiante súplica por nossa Nova Província. Fortalecei em nós os vínculos que nos unem por comum consagração. Firmai em nosso ser e em nossas estruturas a identidade vocacional que nos foi legada por Santo Afonso, sempre em vista da Missão.

Pai de misericórdia, em memória agradecia, nós vos damos graças pela história de nossas três Unidades. Bendito sejais pelos que gastaram suas vidas pela redenção, ao longo dos anos, nas diversas frentes de trabalho apostólico. Bendito sejais pela generosidade, pela entrega, pela ousadia missionária. Bendito sejais por nossas famílias, pelas parcerias em vista do Reino, pelos leigos e leigas associados à nossa evangelização.

Amado Redentor, Jesus, sendo Filho, quisestes fazer-vos irmão nosso. Solidificai entre nós a fraternidade que acolhe, que aceita as diferenças, que se manifesta na escuta atenta e nos gestos de gratuito interesse pelo outro. Seja o vosso Amor a inspirar nossas palavras, a desarmar nossas resistências e a impulsionar nossa vida comunitária.

Espírito Santo, Paráclito, Alma e Guia fiel da Igreja, um dia, suscitastes em Afonso a fundação da Congregação Redentorista. Enraizai profundamente em nós a esperança que descortina horizontes, fecunda novos projetos e desperta mais vocacionados para a continuação dessa Obra Missionária. Que não nos deixemos vencer, nem pelo medo, nem pelo cansaço, nem pelas dificuldades do caminho. Que cada desafio seja um convite para o exercício de uma fidelidade criativa em favor dos evangelizados, dentre eles, os mais pobres e abandonados.

Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, sede para nós exemplo de disponibilidade e intercessora constante em nossas necessidades”.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =

plugins premium WordPress