[views count="1" print="0"]

Papa Francisco nomeia 5º bispo para Diocese de Bom Jesus da Lapa

Facebook
WhatsApp
3ab29420 8a22 473b af85 839d6e4c18ca

Na manhã desta quarta-feira (13), dia em que o Papa Francisco celebra 11 anos de pontificado, a Nunciatura Apostólica do Brasil anunciou a nomeação de Dom Frei Rubival Cabral Brito, até então bispo da diocese de Grajaú, no Maranhão, como o 5º bispo diocesano de Bom Jesus da Lapa. Ele traz consigo o lema episcopal “A serviço da misericórdia.”

O anúncio foi feito pelo administrador diocesano, pe. José Carlos Carvalho, com a leitura da carta de nomeação enviada por Dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico do Brasil. No final da Santa Missa no Santuário, os 24 padres presentes, demais religiosos, dezenas de leigos e romeiros escutaram a saudação do novo bispo, por meio de videoconferência.

A Diocese de Bom Jesus da Lapa estava vacante desde 9 de outubro, quando Dom João Cardoso tomou posse como arcebispo de Natal, Rio Grande do Norte. 

Biografia 

Dom Frei Rubival Cabral Brito é natural de Jaguaquara, na Bahia, e nasceu no dia 21 de julho de 1969, filho de Rubens Alves Brito e Maria de Lourdes Cabral Brito. Durante a juventude foi membro da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Jequié, onde foi coroinha e  atuou na vida pastoral da igreja, participando de grupos como o Apostolado da Oração, JUEC e Pastoral da Criança.

No ano de 1989, ao conhecer os Frades Capuchinhos em sua cidade natal, recebeu o chamado para ingressar na ordem, o que aconteceu no ano seguinte. Ele fez o noviciado na cidade de Esplanada-BA no de 1992, onde fez os primeiros votos de castidade, pobreza e obediência.

Trajetória  

Dom Frei Rubival cursou  filosofia no Instituto de Teologia de ilhéus, estudou Teologia na Universidade Católica do Salvador, exercendo também um importante papel pastoral na comunidade do bairro Valéria, na Capital.

Sua ordenação sacerdotal aconteceu no  dia 17 de dezembro 2000, como frade menor capuchinho da Província Nossa Senhora da Piedade da Bahia e Sergipe. 

Um dos momentos marcantes enquanto sacerdote, foi uma missão em Benim, na África.

De dezembro de 2014 a dezembro de 2016, Dom Rubival atuou como diretor do Colégio Paulo VI, em Vitória da Conquista, até ser nomeado bispo de Grajau, pelo Papa Francisco, em 7 de dezembro de 2016.

A ordenação episcopal aconteceu no dia 11 de fevereiro de 2017, por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, então arcebispo de Vitória da Conquista, onde aconteceu o rito. 

De 25 de março de 2017 até o momento, Dom Frei Rubival está à frente do clero diocesano de Grajaú. 
Via Diocese de Bom Jesus da Lapa

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =

plugins premium WordPress