Monsenhor João Batista será primeiro bispo ordenado no Santuário da Lapa

Confira como foi a primeira noite de tríduo para a ordenação do novo bispo de Barra-BA.

A primeira noite em preparação para a ordenação do Monsenhor João Batista, novo bispo de Barra-BA – que será ordenado no dia 23 de setembro- lotou a Esplanada da Igreja de Pedra e Luz, com a presença de romeiros e lapenses. O tríduo começou nesta quarta-feira, e vai até sexta-feira (22).

A Santa Missa foi concelebrada pelo reitor do Santuário, Padre Roque Silva e outros confrades redentoristas, sendo presidida pelo padre diocesano, José Carlos, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Paratinga-BA. Na homilia, ele falou sobre a importância do episcopado. “Aqui estamos para nos preparar para a ordenação episcopal do Monsenhor João Batista, eleito para a diocese de Barra, nossa vizinha, que faz parte do nosso sub- regional. Ele está ciente que o episcopado é uma entrega e não, uma honra. O bispo deve também se esforçar para ser agente de comunhão, vivendo na caridade fraterna e na acolhida, especialmente, aos pobres e vulneráveis da nossa sociedade. O bispo é o princípio visível da unidade na Igreja.” Afirmou.

whatsapp image 2023 09 20 at 21.54.30 1 1
Padre José Carlos, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, presidiu a primeira noite de tríduo

Primeiro bispo ordenado na história do Santuário

A ordenação do Missionário Redentorista, no Santuário e nesta data, é repleta de significados. Isso porque esta é a primeira vez que o rito acontecerá no local sagrado, após 332 anos de história. Além disso, o momento marca a assembleia de despedida da Vice-Província Redentorista da Bahia, que será extinta. Vale ressaltar que o bispo eleito de Barra foi o primeiro vice-provincial redentorista brasileiro.

Em entrevista à TV Bom Jesus, Monsenhor João Batista afirmou que está muito alegre em retornar ao Santuário, após um período de cursos em Brasília e em Roma, e por ser acolhido pelos romeiros e lapenses para o momento especial. “Após participar dos cursos próprios para novos bispos promovidos pela CNBB e pela Santa Sé, é uma alegria chegar ao nosso Santuário e celebrar com os romeiros, com o povo de Deus.”

WhatsApp Image 2023 09 20 at 21.54.30
Romeiros participaram da Santa Missa de preparação para a ordenação episcopal do ex-reitor do Santuário

2ª noite de tríduo

Nesta quinta-feira, a segunda noite de tríduo será presidida pelo reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, padre Roque Silva CSsR, e contará com a presença dos Missionários Redentoristas da Bahia, representantes de São Paulo e da Polônia, para o encerramento da assembleia redentorista, além de outros religiosos da diocese.