[views count="1" print="0"]

Missionários Redentoristas celebram 291 anos de fundação

Facebook
WhatsApp

A Congregação do Santíssmo Redentor foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, no dia 9 de novembro de 1732, em Scala, no Reino de Napóles, no sul da Itália. Filho de família nobre, aos 28 anos ele já era advogado, mas deixou tudo para evangelizar os pobres, tornando-se padre, em 1726.

Assim, em 1732, junto com alguns amigos decidiu fundar a Congregação, com a missão de anunciar que, em Cristo, a redenção é copiosa para todos. As regras criadas pelo santo foram aprovadas pelo Papa Bento XIV, em 1749.

No Brasil, a história dos Missionários teve início em 1894, em Aparecida-SP e Trindade-GO, com a chegada dos redentoristas alemãos. Já na Bahia, religiosos da Holanda iniciaram a primeira comunidade no ano de 1933. Os padres holandeses atuaram no Santuário do Bom Jesus da Lapa do final dos anos 50 até meados de 1970, com a chegada dos poloneses.

Em 1972, a Província de Varsóvia, na Polônia, assumiu a missão no Estado, enviando cinco missionários para fundar a Missão Redentorista da Bahia, com sede em Bom Jesus da Lapa. No entanto, os trabalhos missionários foram estendidos para Salvador no ano de 1976, onde estava sediada a Vice-Província Redentorista da Bahia, que foi criada em 1991 e suprimida em setembro deste ano.

santo afonso maria 353537
Santo Afonso era devoto fervoroso de Maria, e escreveu livros sobre Ela. Ele é, também, doutor da Igreja.

Além do Santuário do Bom Jesus da Lapa, de paróquias em Salvador e Juazeiro-BA, hoje os missionários estão à frente do Santuário de São Lázaro (Salvador), e Nossa Senhora d’Ajuda, em Porto Seguro-BA.

A história da Congregação do Santíssimo Redentor é longa e marcada pela evangelização aos mais pobres, propagação da devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da Copiosa Redenção. Por isso, nesta data em que os Missionários da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo iniciam um novo tempo com a Ereção Canônica da Província Nossa Senhora Aparecida, a celebração do aniversário de fundação torna-se ainda mais especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + quinze =

plugins premium WordPress