Missionários Redentoristas celebram 290 anos de fundação e 50 anos da vice-província na Bahia

satuário 50 missão redentorista

Nsta semana, os Missionários Redentoristas celebraram os 50 anos da Fundação Canônica da Missão Redentorista da Bahia e os 290 anos da fundação da Congregação do Santíssimo Redentor. Para comemorar estes marco, a Vice-Província realizou um Simpósio festivo, no auditório do Centro de Treinamento de Líderes – CTL, em Bom Jesus da Lapa. O encontro foi um espaço para compartilhar as experiências da vida missionária.

O padre Janusz Sok veio da Provincia de Varsóvia, na Polônia, participar do evento. Esta é a quarta vez que o Missionário Redentorista visita Bom Jesus da Lapa. “A primeira coisa quando chego vou pra gruta, sento na frente do Bom Jesus converso com Ele confio e entrego nas mãos Dele as coisas daqui do Brasil, da Bahia e, também, a nossa Provincia da Polônia”, contou o padre.

Além da presença especial do padre Janusz, representantes das Províncias da São Paulo e do Rio de Janeiro (Minas e Espírito Santo) também participaram da comemoração.  Durante toda a semana, padres, leigos e estudantes vivenciaram momentos de formação, fé e renovação da espiritualidade. A programação contou com celebrações da Santa Missa, no Santuário, exibições de vídeos sobre a história da Congregação e uma palestra sobre as Romarias da Lapa, ministrada pela pesquisadora Sandra Coelho, professora da Universidade Estadual da Bahia – UNEB.

Um dos momentos marcantes do encontro foi o lançamento dos livros “50 anos da Missão Redentorista da Bahia”, do padre Francisco Micek, e “Pelos Caminhos do meu Episcopado”, de Dom Ceslau Stanula. As obras fazem uma homenagem às memorias dos redentoristas que muito contribuíram para a missão evangelizadora do Redentor.

Peçamos ao Bom Jesus da Lapa bençãos e sabedoria aos Missionários Redentoristas para que continuem levando a Palavra de Deus por todo o mundo e ajudando aqueles que mais necessitam. Amém!

História

A Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas) foi fundada, em 1732, por Santo Afonso Maria de Ligório. Os primeiros redentoristas deram um testemunho de santidade e de apostolado. Hoje os Missionários Redentoristas estão presentes nos cinco continentes.  Na Bahia, a presença dos Missionários Redentoristas remonta ao ano de 1932, quando a pedido do arcebispo Dom Álvaro Augusto da Silva, dois missionários holandeses da Província do Rio de Janeiro, pregaram as Santas Missões em Salvador. No ano seguinte, 1933, foi instalada a primeira Comunidade Redentorista na Bahia e os missionários começaram as atividades apostólicas na Igreja/Brasília do Senhor do Bonfim. Mais tarde, a Província de Varsóvia (Polônia), assumiu o campo de missão no Santuário do Bom Jesus da Lapa na Bahia.