[views count="1" print="0"]

Missa Festiva e procissão marcam o encerramento da Romaria da Mãe Aparecida no Santuário do Bom Jesus da Lapa

No final da tarde, às 18h, acontece a procissão pelas ruas centrais da cidade, saindo da Praça do Largo da Esplanada, para onde retorna, acompanhada pela multidão de fiéis que segue o andor da Virgem Padroeira. A celebração de encerramento, presidida pelo padre Manoel de Oliveira Filho, da Arquidiocese de Salvador-BA, encerra a festividade, às 19h.

Facebook
WhatsApp

Com o tema “Maria, ensina-nos que vocação é graça e missão”, nesta quinta-feira (12), o Santuário do Bom Jesus da Lapa encerra a romaria em honra à Nossa Senhora Aparecida, com chave de ouro. A Santa Missa festiva acontece às 7h da manhã, presidida pelo reitor do Santuário, Padre Roque Silva. 

No entanto, a programação começa logo cedo. A alvorada festiva pelas ruas, anuncia que o dia 12 de outubro é um dia especial em todo o Brasil e já tem lugar no calendário de romarias da Igreja da Lapa, como a terceira maior concentração de fiéis do ano. Em seguida, às 6h, o Ofício de Nossa Senhora será rezado na esplanada da Gruta, antecedendo a celebração solene, que será transmitida pelas TV e Rádio Bom Jesus.

whatsapp image 2023 10 11 at 20.57.12 1 1
Multidão participa do último dia de tríduo.

Já no final da tarde, às 18h, acontece a procissão pelas ruas centrais da cidade, saindo da Praça do Largo da Esplanada, para onde retorna, acompanhada pela multidão de fiéis que segue o andor da Virgem Padroeira. A celebração de encerramento, presidida pelo padre Manoel de Oliveira Filho, da Arquidiocese de Salvador-BA, encerra a festividade, às 19h. Ele também presidiu a última noite preparatória.

A romaria começou na segunda-feira, com o primeiro dia de tríduo, presidido pelo padre Mateus Jurus, Missionário Redentorista. Já na segunda noite, quem trouxe a reflexão da palavra foi o padre Jocleilson Silva, reitor do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Barreiras-BA. 

Durante os três dias de tríduo, foram trabalhados os respectivos temas: Maria, ensinai-nos que vocação é missão dada por Deus; Maria, ensinai-nos que a família é vocação de Deus e nesta quarta-feira, Maria, ensinai-nos a construir uma sociedade justa e fraterna.

whatsapp image 2023 10 11 at 20.57.12 2
Encenação do Milagre da cura da garota cega.

Neste ano, os dias de tríduo também contaram com a encenação do grupo teatral do Santuário, que lembrou três milagres da Padroeira: O primeiro, quando a imagem original foi encontrada; o segundo, a libertação do escravo perseguido pelo capataz; o terceiro, a cura da garota cega. Além disso, músicos da cidade fizeram homenagens à Nossa Senhora. No primeiro dia, as cantoras Ádma Bernardino e Geisiane Rocha; no segundo, Ádila Vieira e Sandra Bahia. E nesta quarta, o cantor Felipe Dimas. Na noite deste dia festivo, a dupla Amando e César encerra as homenagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =

plugins premium WordPress