O Domingo de romaria, no Santuário do Bom Jesus da Lapa, foi marcado pela 3ª noite de setenário em honra à Nossa Senhora da Soledade. A celebração teve como tema a terceira dor de Maria, “A perda do Menino Jesus no Templo”. O pregador da noite foi o padre Valter Ruy Cordeiro Gonzaga, da Arquidiocese de São Salvador, na Bahia. Ele refletiu sobre o sofrimento da Mãe do Bom Jesus ao se ver sem o Filho e como é possível perdê-lo na vivência cristã.
“Perdemos o Senhor quando nos afastamos dos sacramentos, além de tudo, quando deixamos de lado e esquecemos a Eucaristia, onde Ele se faz presente para a nossa santificação, a nossa salvação.” O pregador também fez uma oração à Nossa Senhora. “Mãe da Soledade, mostra-nos o Teu Filho, e nos ensina a ouvir o teu Filho, assim como nos ensinou nas bodas de Caná: Fazei tudo o que Ele vos disser ”, afirmou.
Crianças homenageiam romeiros de Nossa Senhora da Soledade
A celebração também foi marcada pelo momento da oferta das flores, realizado pelos membros do Terço das Crianças, do Santuário. Caracterizadas com chapéu branco e fita verde, eles homenagearam os romeiros que visitam o lugar sagrado e o trazem como um símbolo de devoção.
Nesta segunda-feira (11), às 19h, o Setenário terá a meditação da quarta dor de Maria, inspirada no evangelho de São Lucas (23, 26-32), que relata o caminho do Bom Jesus ao calvário e a dor da Mãe ao ver o sofrimento do Filho. O pregador será o padre Edson Menezes, também da Arquidiocese de São Salvador.
Todas as noites de Setenário estão sendo transmitidas pela TV Bom Jesus, TV Aparecida e Rádio Bom Jesus FM.