Nesta quinta-feira (8), o Santuário do Bom Jesus da Lapa acolheu lapenses e visitantes devotos de Nossa Senhora da Conceição para celebrar os 107 anos de devoção na cidade. Durante os nove dias de preparação, os fiéis fizeram procissão até o Santuário e participaram da Santa Missa, às 19h.
Logo cedo, a alvorada pelas ruas, com fogos e carro de som, anunciava o dia especial. Além da festividade em Bom Jesus da Lapa, na Igreja é dia de preceito e da Bahia, a Imaculada Conceição é padroeira.
Às nove da manhã, a Santa Missa festiva presidida pelo bispo diocesano, Dom João Cardoso, foi transmitida pela TV Bom Jesus e lotou a gruta de Nossa Senhora da Soledade, onde aconteceu também a leitura do decreto que promulga o 3º ano vocacional do Brasil, na Diocese. “Com o tema ‘Vocação, Graça e Missão’, o Bom Jesus que nos chama à comunhão com ele, ao mesmo tempo, com a força do Espírito Santo nos anima a fazer como Nossa Senhora, a responder ‘eis-me aqui’’.Disse Dom João Cardoso.
Na homilia, o bispo falou sobre a discrição de Maria. “ Tudo isso é feito de modo muito discreto,não é necessário fazermos publicidade do bem que nós temos que realizar, mas nós realizamos no silêncio do cotidiano.”
Durante a festividade, a Filarmônica Euterpe Lapense celebrou seus 104 anos de história. Sempre presente nas festas religiosas, ela é parte importante da história do município, expressando cultura e integração da juventude.
Na parte da tarde, uma multidão saiu pelas ruas do centro de Bom Jesus da Lapa, acompanhando o andor da Imaculada, expressando mais uma vez a alegria de ter Maria como mãe. Para o reitor do Santuário, Padre João Batista, a celebração é muito importante na Igreja e na programação do lugar sagrado. “ Tem uma importância maior ainda, porque representa a história de devoção de um povo. A gente chama de tradição e tem um significado muito grande. E para todos nós católicos, esta devoção nos faz voltar para Maria, é uma questão da nossa fé, um tesouro que nós temos.” Afirmou.
A bênção do Santíssimo Sacramento finalizou a festa. No dia em que a Igreja dedica à Adoração, celebrar Nossa Senhora nos lembra que Ela é um caminho que leva ao Bom Jesus.