Confira a programação completa da festa de Nossa Senhora da Soledade em Bom Jesus da Lapa

Procissão de encerramento sairá do Santuário do Bom Jesus da Lapa

santuário do bom jesus da lapa romaria da soledade

Nesta quinta-feira (8) terá início no Santuário do Bom Jesus da Lapa, o Setenário em preparação para a Festa de Nossa Senhora da Soledade. A Romaria marca os 70 anos de retorno da devoção trazida pelo fundador da Gruta, Padre Francisco da Soledade.

Os sete dias preparativos terão reflexões conduzidas pelo bispo diocesano de Bom Jesus da Lapa, Dom João Cardoso e por padres convidados, que meditarão sobre cada dor de Maria.

Os padres convidados para a pregação no Setenário serão Pe. Marcos Tavares e Pe. Marino dos Reis, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Pe. Vilmar Correia, reitor do Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda e Pe. Lázaro Muniz e Pe. Adilton Lopes, da Arquidiocese de Salvador- BA.

A programação começa às 5h da manhã de quinta-feira com a alvorada pelas ruas da cidade. Às 19h, acontecerá a celebração da primeira noite de setenário.

Na esplanada haverá a oração do Ofício da Imaculada todos os dias às 5h30, seguido da Santa Missa, às 6h45. Também na esplanada, acontecerão as celebrações das 17h e das 19h.

Já na Gruta de Nossa Senhora da Soledade, a Santa Missa será celebrada em dois horários: 9h e às 17h. Além disso, o terço da Divina Misericórdia é rezado às 15h.

A Gruta da Ressurreição, que fica na parte externa do Santuário, contará com Santa Missa às 8h da manhã e batizados às 11h.

Muitos visitantes buscam durante a peregrinação um momento de renovação da espiritualidade e por isso, procuram o sacramento da confissão. O atendimento espiritual e de confissões acontece nos confessionários próximos à fonte de São João Batista, entre 6h da manhã e 20h, com intervalo das 12h às 15h30.

Para quem deseja fazer a subida ao morro e visitar o Cruzeiro do Bom Jesus, a visitação é permitida das 6h às 18h. E quem quer conhecer mais da história do Lugar de fé, o museu fica aberto de 8h da manhã às 18h.

Os romeiros e turistas que vem ao Santuário, podem conhecer as grutas externas e internas. São 14 espaços sagrados abertos, totalmente de pedra e cada um dedicado à uma devoção especial. A visita é permitida desde às 5h da manhã até às 18h.

O encerramento da festividade acontece na quinta-feira (15), com a celebração às 18h, após a procissão com saída e retorno ao Santuário, que passará por algumas ruas do Centro da Cidade.

Assim, a programação da segunda romaria do Santuário vem com uma expectativa de que milhares de pessoas passem pela cidade, durante o período que marca a força da devoção à Nossa Senhora em Bom Jesus da Lapa.