Na noite de sexta-feira (26), a segunda edição do show Aguadeiros marcou a abertura da Romaria do Bom Jesus da Lapa 2024 e a celebração dos 50 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF).
O evento começou com um rito de bênção conduzido pelo reitor do Santuário, padre Roque Silva, e a entronização das bandeiras de Bom Jesus da Lapa, da Bahia, Brasil e Codevasf. O rito foi seguido pela abertura da parte cultural, com o pronunciamento do Superintendente da 2ª Superintência Regional da Codevasf, Harley Xavier.
Abertura da Romaria do Bom Jesus da Lapa contou com artistas locais e estreia de orquestra na cidade
A abertura da Romaria do Bom Jesus da Lapa e comemoração do cinquentenário da CODEVASF teve como atrações os artistas lapenses Sócrates Rocha, Carlos Villela, Paulo Araújo e o poeta João Filho. E o grande presente para o público foi a presença da Orquestra Conquista Sinfônica, de Vitória da Conquista-BA. Essa foi a primeira vez que uma orquestra se apresentou na cidade.
Nas canções e poemas trazidos, temas ligados à beleza e preservação do rio São Francisco, assim como a cultura e importância das romarias na Capital Baiana da Fé, foram exaltados.
Artistas de Bom Jesus da Lapa cantaram sobre o rio e as romarias
João Filho abrilhantou a noite com poemas de autoria própria, fazendo a abertura das apresentações com o poema “Louvação ao Mourão de Privintina”.
Já Paulo Araújo, interpretou a canção de autoria própria, “Nobre Barranqueiro”, acompanhado pela Orquestra Sinfônica regida pelo Maestro João Omar de Mello. A apresentação do artista da terra, Sócrates Rocha trouxe canções como “Canção das Carrancas”, um símbolo ligado às lendas sobre o rio São Francisco.
Carlos Vilela emocionou o público com composições como “Rio Santo”, que fala das belezas e riquezas do Velho Chico. Além disso, interpretou “Joana Romeira”, canção composta pelo artista e já regravada por outros músicos.
Abertura da Romaria do Bom Jesus da Lapa 2024 segue neste sábado (27)
Na noite de sábado (27), às 18h30, acontecerá a entronização e desfile das bandeiras dos estados brasileiros na Esplanada do Santuário. A condução das bandeiras, que antecede a Santa Missa de envio dos colaboradores da Igreja de Pedra e Luz à missão em mais uma romaria, será realizada por alunos do Colégio da Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa.
Segundo o reitor do Santuário, padre Roque Silva, a intenção do gesto é recordar os milhares de romeiros que passam pela Capital Baiana da Fé anualmente, vindos de diversos locais do Brasil.
A romaria do Bom Jesus da Lapa 2024 segue até o dia 6 de agosto, quando acontece a Santa Missa Festiva, às 7h da manhã, e a procissão e encerramento na parte da tarde. As celebrações ao longo destes dias podem ser acompanhadas pela TV e Rádio Bom Jesus, além das TVs Aparecida e Pai Eterno.