Romeiros chegam de todas as partes do país para celebrar Bom Jesus da Lapa

A três dias da principal festa no Santuário do Bom Jesus da Lapa, o espaço sagrado e a cidade, já estão repleto de pessoas. No último final de semana, mais de oito mil romeiros foram registrados na Central de Informações. Mas tem aqueles que não fazem o registro e somam à multidão.  Além dos ônibus que chegam de diversas partes do país, há também os visitantes que chegam em carros de passeio e até de bicicleta.

De Itaeté, na Chapada Diamantina, os amigos do grupo Itaeté Bike percorreram três dias pedalando, para visitar o Bom Jesus. Eles chegaram no sábado (22). Segundo Júnior, um dos integrantes, o cansaço vale a pena. “Foram três dias de alegria, adrenalina, emoção e claro, um pouco de sofrimento. Agradecer a Deus, familiares e amigos pelas orações. Um dos meus desejos foi realizado,” afirmou.

img 2230 2
Amigos percorreram mais de 350 km de bicicleta.

Registro de Romarias

De acordo com os registros do Santuário, cerca de 2.150 romeiros chegaram na segunda e nesta terça-feira. A expectativa é que até o final do mês, mais de 600 mil pessoas passem pelo local.

Além das grutas abertas para visitação, a administração do Santuário disponibiliza a Central de Informações para o registro das romarias, um local onde é possível esclarecer dúvidas e receber orientações. O cadastro também é importante porque permite um contato direto com os organizadores das caravanas.

A maioria dos visitantes cadastrados vêm do estado de Minas Gerais, seguido por São Paulo, Espírito Santo e Goiás. Mas gente do Pará, da Bahia, Rondônia, Paraíba e outros estados também têm marcado presença.

Saúde

O ambulatório funciona todos os dias de romaria, com atendimento médico, graças a parceria com o município. No lugar que fica a cerca de 30 metros da Gruta do Bom Jesus, é possível aferir a pressão arterial, tomar medicamentos e receber encaminhamento para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), caso seja necessário. O Santuário possui uma ambulância própria, adquirida com a colaboração da Campanha dos Romeiros.

Quando se fala em segurança, a Romaria do Bom Jesus conta com posto da Polícia Militar na praça do Largo da Esplanada, que recebe reforço nesse período.

São diversas ações previamente debatidas entre a Igreja e os diversos órgãos para que os 332 anos de romarias sejam celebrados com alegria e tranquilidade.