O último dia de preparação para a Festa Solene que marca os 70 anos de retorno da devoção à Nossa Senhora da Soledade, em Bom Jesus da Lapa, foi marcado pela chegada de centenas de romeiros de diversas partes do Brasil. A maioria vem de Minas Gerais e da Bahia, com vários ônibus de uma mesma cidade, segundo a Central de Informações do Santuário.
O número de romeiros registrados diariamente na semana foi crescendo com a proximidade da celebração festiva. Nesta quarta-feira (14), mais de 10 mil pessoas se reuniram na Esplanada e na Praça em frente ao Santuário, para participarem do último momento devocional do dia, o Setenário, que teve como subtema a sétima dor de Nossa Senhora.
O pregador da noite foi o Padre Adilton Lopes, da Arquidiocese de São Salvador, em Salvador-BA. Ao refletir sobre o sepultamento de Jesus e a dor da Mãe ao sepultar seu filho, ele falou sobre a importância de se meditar sobre a morte e os sepulcros existentes na vida de tantas pessoas. “No sepulcro acaba muito orgulho. O orgulho é reduzido ao monturo. Às vezes nos achamos vivos, todavia na verdade vivemos em sepulcros. São inúmeros os sepulcros que obscurecem o sentido da existência humana”.
O momento de homenagem à Virgem da Soledade foi bem especial. Romeiras convidadas para representar a multidão acompanharam a oferta das flores. Um gesto que simboliza a gratidão de todos os que amam a Mãe do Bom Jesus.