3º dia de Setenário no Santuário do Bom Jesus da Lapa lembra das mães que perdem os filhos para a violência

Ao meditar a terceira dor de Nossa Senhora da Soledade, os fiéis foram lembrados da importância de aprender com as dores da Mãe do Bom Jesus. Nesta noite, em especial, a dor de Maria recorda a dor de tantas mães que perdem os filhos no decorrer da vida.

santuario bom jesus da lapa romeiros lotam esplanada na 3 noite de setenário

Neste sábado (10), aconteceu o terceiro dia de Romaria em honra à Nossa Senhora da Soledade, que contou com a chegada de muitos romeiros de Minas Gerais e da Bahia. A maioria aproveitou para manifestar a devoção à Maria e matar a saudade do Bom Jesus da Lapa, já que durante dois anos não puderam estar aqui.

As grutas permaneceram movimentadas durante todo o dia. Às 19h, no Setenário, que é o ápice da programação diária, mais de 4.000 pessoas lotaram a Esplanada. O subtema da noite abordou a terceira dor de Maria. No relato do Evangelho de Lucas, a Mãe do Bom Jesus tem o coração transpassado mais uma vez ao perder seu filho durante a ida ao Templo.

santuario do bom jesus da lapa quadro vivo representa terceira dor de maria
Quadro vivo encenado por membros do Grupo Teatral do Santuário lembra a angústia de Maria ao perder o filho.

O pregador da noite, Padre Marino dos Reis, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, ao refletir sobre o sofrimento da Soledade lembrou das mães que choram pelos filhos perdidos. “Meditar esta dor é estarmos presentes e inseridos em uma realidade cruel e insensível.”Maria é a figura de tantas mães que no desenrolar da história e da vida perdem seus filhos esperados com tanto amor. Mães que veem seus filhos vagarem pelo mundo da violência, da criminalidade, pelo mundo dos vícios e da promiscuidade. E Mães que de alguma  maneira podem correr ao encontro de seus filhos para abraçá-los e conduzi-los ao caminho do bem e da honestidade.”

santuário do bom jesus da lapa padre marino reis prega na terceira noite
Padre Marino Reis conduziu a reflexão da noite.

Neste domingo (11), a quarta noite do Setenário traz como subtema a dor de Maria ao encontrar o Bom Jesus no caminho para o Calvário. Todos os dias a celebração é transmitida pela TV Bom Jesus, no Facebook e Youtube.