4ª noite de novena ao Bom Jesus refletiu sobre a caridade

A motivação da caridade não deve ser política, ideológica, nós não somos assistentes sociais, a motivação é cristã. Cristo nos impeliu a enxergar na pessoa, no rosto daquele que sofre, seu próprio rosto.

Dom Dirceu Medeiros participa da Romaria pela primeira vez

A seis dias da grande celebração festiva em honra ao Bom Jesus da Lapa, romeiros e lapenses foram convidados, na noite desta segunda-feira (31), a refletirem sobre a necessidade de praticar a caridade. Por meio do tema “O Bom Jesus e a caridade,” o bispo da Diocese de Camaçari – BA, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, chamou a atenção sobre a prática do desperdício, pela sociedade atual.

“O tema foi marcado pelo evangelho de Mateus e ali transparece como deve ser a nossa caridade. A motivação não deve ser política, ideológica, nós não somos assistentes sociais, a motivação é cristã. Cristo nos impeliu a enxergar na pessoa, no rosto daquele que sofre, Seu próprio rosto.”

Dom Dirceu é  ex-subsecretário adjunto geral da CNBB e tomou posse na Diocese de Camaçari, em fevereiro do ano passado. Ele é natural de Barroso – MG e veio a Bom Jesus da Lapa pela primeira vez. “É a primeira vez e espero que seja a primeira de muitas. Eu tenho a alegria de ter nascido num estado que tem uma profunda identidade religiosa e católica. Principalmente o povo do norte de Minas faz romarias para o Santuário e não é diferente do interior da Bahia, do sertão. Eu vejo essa gente sofrida, com essa fé viva peregrinando ao Santuário e isso me toca profundamente, “ concluiu.

Nesta terça-feira (1), mais um bispo convidado conduzirá a reflexão da quinta noite de novena. Dom José Luiz Majella Delgado, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Pouso Alegre – MG, abordará o tema “O Bom Jesus nos chama a caminhar com Ele.”