Com o tema “De mãos dadas por justiça socioambiental para salvar a Casa Comum”, a 47ª edição da Romaria da Terra e das Águas será realizada no Santuário do Bom Jesus da Lapa no primeiro final de semana de julho.
Marcada para os dias 5, 6 e 7, a romaria é organizada pelas Dioceses de Barra, Irecê, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Jequié, Livramento de Nossa Senhora e Arquidiocese de Vitória da Conquista. Os responsáveis pela programação cultural são membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT-BA), Cáritas (Regional Nordeste 3- CNBB), Cebi-BA, Rede Um Grito Pela Vida, Conselho Indigenista Missionário- Regional Leste, Organizações e Movimentos Populares.
Além da programação religiosa, a romaria conta com “plenarinhos”, que são espaços para discussão de temas importantes da atualidade, além de uma feira para exposição de produtos da agricultura familiar e artesanatos.
Na carta convocatória publicada pela Comissão Pastoral da Terra, os organizadores da romaria falaram sobre o objetivo que almejam alcançar nos três dias de programação. “Esperamos, com fé, que nosso encontro seja de muita luta, debates, partilhas e de muita festa. Das caravanas às caminhadas, das celebrações aos plenários, das rancharias às grutas, das promessas às tradições, do canto à dança… tudo será inspiração para seguirmos de mãos dadas por justiça socioambiental para salvar a Casa Comum!”
Programação no Santuário
05 de julho (sexta-feira)
8h às 18h: Recepção em frente à residência dos Missionários Redentoristas
18h30: Concentração na Esplanada do Santuário
19h: Santa Missa de abertura
20h: Abertura da 2ª Feira dos Povos da Terra e das Águas – Praça Monsenhor Turíbio Vilanova
06 de julho (sábado)
5h30: Ofício de Nossa Senhora – Esplanada do Santuário
6h45: Santa Missa
8h45: Plenarinhos (locais diversos)
12h: Intervalo para almoço
14h: Confissões (Confessionários)
15h: Terço da Misericórdia
16h: Via-Sacra pelas ruas – Saindo da Esplanada
20h: 2ª Feira dos Povos da Terra e das Águas – Praça Monsenhor Turíbio Vilanova
7 de julho (domingo)
5h30: Missa da Ressurreição – Esplanada
8h às 11h: Ofício de Envio (grande plenária) – Gruta da Soledade
Confira a carta convocatória e a programação completa dos plenarinhos, neste link.
Cartaz oficial da romaria.