[views count="1" print="0"]

3º bispo redentorista da diocese, Dom João Batista toma posse em Barra-BA

Facebook
WhatsApp

No último sábado (30), Religiosos da comunidade redentorista de Bom Jesus da Lapa, o Administrador Diocesano, Dom João Santos Cardoso, uma equipe da TV Bom Jesus e outros colaboradores do Santuário e lapenses prestigiaram a cerimônia de posse do novo bispo diocesano de Barra-BA, o ex-reitor do Santuário, Dom João Batista Alves do Nascimento.

A Santa Missa aconteceu às 17h, na praça da Catedral São Francisco das Chagas, presidida por Dom Zanoni Dimentino Castro, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Feira de Santana-BA, província eclesiástica de Barra. No entanto, a relação do Arcebispo com o novo pastor da diocese vai além desta ligação. “Para mim essa celebração tem um motivo especial, pois acompanho Dom João Batista desde a sua adolescência, fui seu pároco em Vitória da Conquista e agora na condição de metropolita, tenho a alegria de participar do seu início pastoral aqui na querida Igreja da Barra.” Afirmou.

whatsapp image 2023 10 02 at 20.06.00 1 1
Multidão se reuniu na Praça da Catedral para participar da cerimônia.

Na homilia, o novo pastor diocesano falou sobre a importância do diálogo na condução do ministério episcopal e na Igreja, como um todo. “Todo líder, se não tomar decisões, seus liderados entrarão em crise certamente, mas antes das decisões se faz necessário a escuta, o diálogo, o discernimento e a oração como fundamentos”. Ele também agradeceu ao povo de Bom Jesus da Lapa e à Congregação Redentorista, além de acolher os diocesanos e às autoridades militares e civis presentes, a exemplo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assim como prefeitos das cidades que compõem a diocese e outros representantes políticos.

A Diocese de Barra irá completar 110 anos no dia 20 de outubro. Ela teve oito bispos antes de Dom João, que teve a alegria de contar com a presença de três de seus antecessores: Dom Orlando Dotti (7º bispo), Dom Itamar Navildo (6º bispo) e o Emérito, Dom Luís Flávio Cappio, ambos da Ordem dos Frades Menores (OFM). “A Diocese de Barra vai permanecer sempre no meu coração e nas minhas orações, às quais quero me dedicar mais, de agora para frente,” disse Dom Cappio.

whatsapp image 2023 10 02 at 20.06.00 2
Dom João Batista em sua primeira foto com membros do clero diocesano, bispos e arcebispos presentes.

Dom João Batista Nascimento é o terceiro redentorista a assumir a diocese. Antes dele, Dom Tiago Gerardo (5º bispo) e Dom João Batista Muniz (4ºbispo), também Missionários Redentoristas, estiveram à frente do clero. Os outros três pastores foram Dom Rodolfo das Mercês (3º bispo), Dom Adalberto Sobral (2º bispo), e Dom Augusto Álvaro (1º bispo), ambos entraram na vida religiosa como padres diocesanos.

Ao final da cerimônia de posse canônica, Dom João Batista pediu a intercessão de São Francisco das Chagas, padroeiro da Catedral Diocesana e que será celebrado na próxima quarta-feira (4), para conduzir sua missão.”Que São Francisco das Chagas interceda por nós e nos ajude a escrever com alegria e letras garrafais, as próximas páginas da história dessa Diocese”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − 2 =

plugins premium WordPress