[views count="1" print="0"]

300 anos da morte de Francisco da Soledade, o fundador do Santuário do Bom Jesus da Lapa

Facebook
WhatsApp
306047850 5494857967261501 1006183401107749278 n (1) (1)

Estátua na entrada da Gruta representa chegada de Francisco

Neste mês de outubro, o Santuário do Bom Jesus da Lapa relembra os 300 anos da morte de seu fundador, Francisco da Soledade. Desde sábado (1), os Missionários Redentoristas celebraram a Santa Missa das 17h, nesta intenção. A celebração de encerramento aconteceu no mesmo horário, nesta terça-feira (4).
Francisco nasceu em Portugal, na cidade de Lisboa, mas veio para o Brasil muito jovem. Com a profissão de Ourives e Pintor, fez trabalhos relevantes para o Palácio do Governador, no entanto, não teve a remuneração paga e ainda foi açoitado e preso.
Diante da injustiça, ele não pensou em vingança, apenas decidiu que a partir daquele momento sua vida seria entregue totalmente a Deus. Foi então que partiu carregando consigo símbolos de sua fé: Um crucifixo do Bom Jesus Redentor e uma imagem de Nossa Senhora da Soledade.

Francisco chegou a Bom Jesus da Lapa em 1691, onde encontrou uma caverna para fazer morada e viver em paz. O que não imaginava era que os planos divinos seriam outros. Por inspiração dos céus, assim que o homem depositou suas imagens dentro da gruta de pedra e passou a praticar sua devoção, muitas outras pessoas foram se aproximando.

Mas o que fez todas essas pessoas se aproximarem?
Certamente, o fundador do Santuário tinha características particulares que atraiam o próximo. Entre elas se destacam a caridade, o senso de justiça e uma fé contagiante.
Porém, o jeito de acolher do missionário que se tornou sacerdote em 1706, (ordenado pelo arcebispo de Salvador ) levava a multidão a voltar o olhar para o Bom Jesus e Nossa Senhora.
Ele exerceu o ministério sacerdotal por poucos anos, vindo a falecer em 1722, sendo enterrado dentro da Gruta do Bom Jesus. A raiz deixada por Francisco só se fortaleceu. As romarias cresceram, o pequeno povoado mais tarde se transformou em cidade e a busca por milagres e experiências de fé na Igreja de Pedra e luz, só cresce.

whatsapp image 2022 10 04 at 20.25.16 (3)
Cova de Francisco da Soledade dentro da Gruta do Bom Jesus


Diante de uma trajetória tão importante para que hoje Bom Jesus da Lapa pudesse concentrar a terceira maior romaria do País, a recordação da vida e exemplo deixados pelo fundador é também uma forma de agradecimento pela sua entrega e obediência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

plugins premium WordPress