É em Bom Jesus da Lapa que se localiza um dos santuários mais visitados anualmente por turistas, fiéis e romeiros: o Santuário de Bom Jesus da Lapa. Verdadeira Meca dos sertões, Bom Jesus da Lapa é terra de oração: tudo na cidade passa pela fé e por isso ela atrai milhares de romeiros todos os anos.
O Santuário de Bom Jesus tem tradição cristológica, ou seja, nele predomina o culto a Jesus Cristo, mas lá também se encontra a devoção mariana, que se fortalece com a realização da Romaria de Nossa Senhora da Soledade.
Ao final desta matéria você encontra várias fotos da Romaria de Nossa Senhora da Soledade.
Devoção Mariana tem forte presença no Santuário de Bom Jesus da Lapa
A devoção à Nossa Senhora da Soledade fazia parte da vida religiosa do fundador daquele Santuário, Francisco de Mendonça Mar. Acredita-se que esta devoção de Francisco nasceu de sua experiência em Portugal, onde o culto a Nossa Senhora das Dores, chamada também de Soledade, estava intimamente ligada à da Paixão do Bom Jesus.
Contam os historiadores que Francisco, o Monge, foi chamado pelo arcebispo para ir a Salvador e, após uma preparação, em 1706, ordenou-o sacerdote e o nomeou Capelão do “Santuário do Senhor Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora da Soledade”. Então, em homenagem à Mãe das Dores, o Monge da gruta passou a se chamar Padre Francisco da Soledade.
Segundo a “Resenha Histórica” de Monsenhor Turíbio, Francisco de Mendonça Mar veio “àquele prodigioso sítio da Lapa trazendo em mãos uma lâmina, tão pequena como a palma de uma mão, de Nossa Senhora da Soledade”.
Ele a colocou na gruta junto à imagem do Senhor crucificado e a partir daquele momento começou a desenvolver-se, aos poucos, aquela Romaria.