Visite Bom Jesus da Lapa, a Capital Baiana da Fé

Visite Bom Jesus da Lapa e aproveite a programação da Romaria do Bom Jesus, que celebra os 333 anos de história do Santuário de Pedra e de Luz.

Visite Bom Jesus da Lapa

Por Serenna Leal

Visite Bom Jesus da Lapa, a Capital Baiana da Fé, para ter uma experiência com o sagrado e a natureza em um só lugar.

Localizada no oeste da Bahia, o município é conhecido como a Capital Baiana da Fé  devido ao seu turismo popular religioso, representado pelo Santuário natural, conhecido como Igreja de Pedra e Luz  e visitado anualmente por cerca de 2 milhões de pessoas.

O Santuário do Bom Jesus da Lapa  é constituído por três principais romarias: Bom Jesus, Nossa Senhora da Soledade e Nossa Senhora Aparecida. Do Bom Jesus, que acontece em agosto, é considerada a 3ª maior do Brasil, recebendo milhares de romeiros e visitantes todos os anos.

Sendo assim, você que deseja participar dessas celebrações presencialmente, separamos algumas alternativas para chegar a esse destino.

Visite Bom Jesus da Lapa de carro

A cidade está localizada a cerca de 796 KM de Salvador–BA,  às margens do Rio São Francisco. Desse modo, para quem está na capital, o trajeto pode ser feito pelas rodovias BR-242 e BA-160.

Se você vem do sudeste do país, como São Paulo, por exemplo, siga pela BR-381, rodovia Fernão Dias, até Belo Horizonte–MG. Em seguida, continue pela BR-122 e BR-135, percorrendo em torno de 1.500 KM até chegar à cidade de Bom Jesus da Lapa.

O trajeto do Rio de Janeiro tem como opção a BR-116 até as rodovias BR-330 e BR-430. Também é possível passar pela BR-101 até as BR-415, BA-260, BR-330 até a BR-430.

De Brasília (DF) a Bom Jesus da Lapa são aproximadamente 670 KM. O acesso pode ser feito pelas BRs 020 e 349. E ao chegar à Capital Baiana da Fé, você confere uma vista encantadora da Igreja de Pedra e Luz  quando atravessar a ponte sobre o Rio São Francisco.

Caso você queira vir de ônibus, há empresas que possuem linha diariamente saindo de algumas capitais como Goiânia, Brasília, São Paulo, Salvador, entre outras.

visite bom jesus da lapa

Visite Bom Jesus da Lapa de avião

Para quem prefere viajar de avião, os aeroportos mais próximos à Bom Jesus da Lapa estão localizados em Guanambi, Vitória da Conquista e Barreiras. A viagem dessas cidades até Bom Jesus da Lapa tem duração de 3h a 5h de carro.

Aproveite a estadia em Bom Jesus da Lapa

Agora que já sabe como chegar a Bom Jesus da Lapa, aproveite a programação  da Romaria 2024 e venha celebrar a grande festa do Bom Jesus, de 28 a 6 de agosto. Além disso, conheça os espaços naturais pertencentes ao Santuário. São Grutas belíssimas, cada uma com uma história especial.