O Tríduo de Nossa Senhora Aparecida começou na noite desta quarta-feira (9), com a lembrança de que há 15 anos o Santuário do Bom Jesus da Lapa deu início à romaria dedicada à Padroeira do Brasil. A festividade já era celebrada anteriormente, mas teve um salto no número de participantes nos últimos anos.
Se antes, com uma gruta dedicada à Virgem Aparecida e celebração de apenas um dia, o povo devoto já participava, com a chegada da Imagem fac-símile em 9 de outubro de 2009 e o início do festejo com Tríduo seguido pela Missa Festiva e procissão, a expressão de fé só aumentou, o que se repete nesta romaria 2024.
Tríduo de Nossa Senhora Aparecida teve encenação da descoberta da Imagem no primeiro dia de celebração
Foi nesta mesma expressão que aconteceu o primeiro dia da romaria. Centenas de fiéis acompanharam o rito que contou com um quadro vivo da descoberta da Imagem, encenado pelo Grupo Teatral do Santuário. Além disso, membros do Instituto Federal Baiano – IF Baiano ofereceram flores à Nossa Senhora.
O pregador da noite, padre Gilson da Silva, Missionário Redentorista, refletiu sobre como Nossa Senhora ajuda o povo a ser fiel à fé no Bom Jesus. “Esta noite é uma oportunidade de renovarmos o compromisso de seguir Jesus. É uma oportunidade única de renovarmos a nossa fé”. Afirmou.
Ele também falou sobre o chamado à perseverança. “Neste tríduo nós queremos, com o auxílio da Mãe, crescer na fidelidade ao Bom Jesus. Quando olhamos para a história de Nossa Senhora, vemos a mão de Deus agindo por meio da Mãe. No ano de 1717, três pescadores lançaram suas redes movidos pela fé, e encontraram a pequena Imagem, um sinal da presença de Deus”.
A romaria segue nesta quinta-feira, com a reflexão do tema “Mãe Aparecida, fazei-nos peregrinos da reconciliação e do perdão”, que será refletido pelo padre Augusto dos Santos, Missionário Redentorista.
Todos os dias do Tríduo contarão com temas ligados ao central da festividade deste ano, “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, proposto pelo Santuário Nacional de Aparecida e em comunhão com os preparativos para o Ano Jubilar, que é: Peregrinos da Esperança.
Além de participar presencialmente, os fiéis podem acompanhar a programação pela TV e Rádio Bom Jesus FM.