O Santuário do Bom Jesus da Lapa celebrou nesta terça-feira (29) a segunda noite da novena em preparação para a festa dos 334 anos de história do maior centro de peregrinação religiosa da Bahia. Com o tema geral “Somos romeiros e peregrinos da esperança com o Bom Jesus e a Mãe da Soledade”, durante os dez dias de novenário e festa, milhares de romeiros e lapenses devem passar pela Esplanada da Igreja de Pedra e de Luz.
A condução da Imagem do Bom Jesus contou com a participação do executivo municipal, com participação do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, que entregou a imagem nas mãos do bispo convidado da noite, ao som da Filarmônica Euterpe Lapense e do Hino do Bom Jesus da Lapa.
Pregação sobre esperança e fraternidade
A celebração foi presidida por dom Roberto José da Silva, bispo de Janaúba (MG), que refletiu sobre o subtema “A esperança e a fraternidade”. Em sua pregação, o bispo ressaltou que a esperança cristã se torna concreta na solidariedade e na presença junto aos que sofrem.
“O Bom Jesus, que ressuscitou o filho da viúva de Naim, é aquele que convoca cada um de nós à vida. […] Ser romeiro do Bom Jesus e da Mãe da Soledade não é só andar com os pés, é carregar no peito a fé dos simples, a sede dos que não se satisfazem com este mundo, o amor dos que caminham não para fugir da dor, mas para consagrá-la”, afirmou dom Roberto.
Visita dos participantes do maior rali das Américas
Durante a tarde, o Santuário recebeu a visita de integrantes do Rally dos Sertões, considerado o maior rali das Américas. Entre os visitantes esteve o atleta e apresentador Fernando Fernandes, que conheceu a Gruta e falou sobre a experiência:
“Eu vim aqui pedir uma bênção, agradecer. […] Eu não sabia da romaria, mas quando fui chegando e vendo a grandiosidade, tanta gente de fé, tudo ficou ainda mais especial. Se você tiver fé e luta, nunca vai perder a esperança. Ela tem que estar alimentando nosso coração. E essa esperança vem através da nossa fé”, disse.
Programação segue intensa no Santuário
Todos os dias, a programação começa cedo, com a missa das 5h, seguida do Ofício de Nossa Senhora e da missa das 6h45, presidida pelo bispo de Bom Jesus da Lapa, dom Rubival Cabral Britto, que também participa das noites de novena.
Com a aproximação do fim de semana, cresce a expectativa para a chegada de mais romeiros. Até 5 de agosto, as noites da novena acontecem sempre às 19h.
Terceiro dia de novena refletirá sobre a Igreja da Esperança
Nesta quarta-feira (30), o terceiro dia terá como pregador dom Vítor Agnaldo de Menezes, arcebispo de Vitória da Conquista (BA), que vai refletir sobre o subtema “A Igreja da esperança”.
A Festa do Bom Jesus da Lapa será celebrada no dia 6 de agosto, às 7h, com a Missa Solene, e às 18h, com a celebração de encerramento, reunindo milhares de peregrinos de todo o Brasil para renovar a fé e celebrar os 334 anos de história e devoção.
🔗 Confira a segunda noite da novena no canal oficial do Santuário:
www.youtube.com/@SantuariodoBomJesusdaLapa